Capacitação Docente

10 dicas para engajar os alunos

0

Manter os alunos envolvidos, empolgados e aprendendo não é tarefa fácil. O professor precisa usar de criatividade e técnica para que os estudantes sejam engajados e aprendam cada lição. As tecnologias trouxeram inúmeros benefícios para a educação, porém, seu uso impactou diretamente na capacidade de concentração por longos períodos de tempo. Portanto, motivação é a chave para manter a atenção dos alunos.

Separamos dez dicas que podem ser úteis para motivar os jovens nas tarefas diárias. Confira:

Incentivar a comunicação
Para engajar os alunos é necessário saber se comunicar como eles. Ouvir atentamente suas respostas, dúvidas e abrir espaço para o diálogo aberto. Além da comunicação entre o professor e o aluno, é preciso incentivar o debate em sala de aula. Faça perguntas abertas e crie situações que desafiem as ideias pré-concebidas dos estudantes.

Criar empatia
O professor precisa criar proximidade com os alunos. Quando a empatia é estabelecida com o educador, o comprometimento aumenta. As universidades que criam um ambiente seguro e agradável diminuem as taxas de abandono de curso.

empathy

Fonte: Pinterest

Definir objetivos
Estabelecer objetivos bem definidos e de curto prazo ajuda os estudantes a compreenderem o que se pode esperar do semestre. Na ementa de cada disciplina, por exemplo, pode constar o que será preciso aprender e que conhecimentos serão adquiridos ao longo de determinado período.

Aplicar o conhecimento no cotidiano
Use os conhecimentos de sala de aula de maneira prática. Pense na disciplina como uma grande experiência. Os alunos podem aplicar o que aprenderam em sua rotina de trabalho. Muitas disciplinas desassociam a teoria da prática, porém, para conquistar a atenção da Geração Y, é preciso aliar as duas.

desafios

Fonte: Pinterest

Praticar o ensino cooperativo
Tente montar equipes para criar um produto final. Os alunos ensinados utilizando aprendizagem cooperativa tendem a apresentar maior pontuação, melhor compreensão do material, habilidades sociais, criativas e pensamento analítico e crítico. Certifique-se que cada aluno ficou responsável por uma parte do trabalho.

Aprender em duplas
Para incentivar a comunicação e o aprendizado colaborativo, o professor pode colocar os alunos aos pares. Dividindo suas opiniões com outro colega, os estudantes ficarão mais confiantes para expor suas ideias em sala de aula e aprenderão mais.

Alternar os estilos de aprendizagem
Descubra qual tipo de aprendizagem (verbal, lógica, visual, corporal, musical) é mais adequada para cada turma e aplique estes estilos de maneira alternada, dando um ritmo variado para cada aula. Você pode usar música, por exemplo, para trabalhar a concentração.

Empregar novas formas de avaliação
Usar formas alternativas de avaliação fará o aluno não se sentir apenas um número na lista da turma. O professor pode ir além dos testes e dar nota ao desempenho de cada um a partir dos projetos, participação em sala, desenvolvimento de habilidades ao longo do semestre, etc.

Usar práticas deliberativas
Tente interrogar os alunos sobre o assunto que será ensinado, abordando alguns tópicos antes de expor completamente o conteúdo. Em pequenos grupos, eles podem debater sobre os tópicos buscando respostas. A University of British Columbia constatou que usando esta técnica o rendimento dos alunos aumentou em 20%.

Testar a sala de aula invertida
Prática cada vez mais comum, a sala de aula invertida pode ajudar no engajamento dos estudantes. Escolha um tutorial ou vídeo que eles devem assistir antes de discutir ou tirar dúvidas em classe. Ao invés de usar o período para ensinar algo novo, leve informações extras e tópicos que podem ser debatidos a partir do que foi aprendido.

Que outras dicas você indicaria para motivar e engajar os alunos?

Quer continuar a discussão por email? Cadastre-se na nossa newsletter Desafios da Educação clicando neste link.

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.