EdTech

10 provas de que a tecnologia é vital para a educação

1

Na área da educação, a tecnologia chegou rápido e mostra que veio para ficar. Com professores e alunos conectados, disciplinas e turmas se multiplicaram em cursos a distância. Nos países em desenvolvimento como o Brasil, isso significa ampliar o acesso a quem antes não podia estar presente na faculdade. Por aqui, nos últimos anos, o aumento de alunos nos cursos a distância foi superior ao de alunos em aulas presenciais. Se você ainda tem alguma dúvida de que a educação a distância faz parte do nosso futuro, confira com a gente 10 motivos que tornam a tecnologia essencial na educação, como apontado pelo blog da LearnEx.

570-menina
A educação em qualquer lugar, ao alcance de todos
[FONTE: Aris]

1) Mais tempo, mais espaço
Enquanto uma hora-aula tem entre 45 e 60 minutos, o estudante, em casa, pode dedicar quanto tempo quiser a uma disciplina. A disponibilidade das lições online é constante, e o aluno pode estudar no horário que melhor se adaptar à sua agenda no lugar em que preferir.

2) Profundidade
O termo se refere à profundidade do conhecimento, mas bem que poderia servir às simulações tridimensionais. Antigamente, um professor dependia de bons desenhos a giz para explicar conceitos e formas complexas. Hoje, um software simples é capaz de criar em 3D modelos geométricos, genéticos, químicos e assim por diante. O conhecimento se torna mais interativo.

3) Inversão de papeis
A educação tradicional coloca o aluno em uma posição passiva: ele recebe o conhecimento, às vezes até mesmo contra a sua vontade. Como hoje existe um mar de informações a um clique de distância de qualquer pessoa, o professor pode propor um projeto aos alunos e fazer com que eles assumam uma postura ativa de busca pelo conhecimento. O aluno vai atrás do que precisa e depois conta com o auxílio do mestre.

4) Mais opções para se expressar
Se antigamente o aluno estava preso ao caderno e às respostas de uma prova, hoje ele pode trabalhar com apresentações multimídia, vídeo, blogs, rádio, fotografia ou o formato que lhe parecer mais adequado às suas aspirações. Antes, o aluno precisava se adaptar ao papel. Hoje, o meio se adapta ao aluno.

570-material
Novo material escolar
[FONTE: Read write]

5) Colaboração
Os trabalhos em grupo ainda existem, mas agora eles podem ser feitos a distância. O aluno desenvolve as mesmas habilidades de antes – comunicação, argumentação, negociação – e ainda mais profundamente que antes, já que precisa se fazer entender por alguém que não está na sua frente.

6) Intercâmbio cultural
Os intercâmbios sempre foram valiosas ferramentas de aprendizado, mas seus custos também são impeditivos para muitos estudantes. Felizmente, a Internet está aqui para colocar na mesma videoconferência alunos brasileiros e noruegueses, argentinos e australianos, uruguaios e senegaleses – faça a combinação que quiser! Universidades que já possuem convênio, por exemplo, precisam apenas de uma boa conexão para unir seus alunos e integrá-los em uma grande troca cultural.

570-africa
Que tal conectar sua instituição a uma faculdade africana?
[FONTE: Edu Tech Debate]

7) Ritmo pessoal
Em turmas grandes, é impossível personalizar o conteúdo para cada aluno. Mas na EAD, o estudante pode determinar seu próprio ritmo. Se alguma lição for mais complexa, ele pode dedicar mais tempo a ela. Quando aprender algo com facilidade, pode já passar para a próxima etapa.

8) Peso
Pode parecer um problema menor, mas não é raro que estudantes carreguem muito mais peso nas costas do que seria saudável. Livros didáticos podem ser imensos, o que contribui com má postura, dor nas costas e até cansaço físico. Um tablet ou eReader, que podem comportar milhares de livros, pesam muito menos.

570-biblioteca
Todos esses livros da imagem cabem em um só pequeno tablet
[FONTE: Digital trends]

9) Produtividade
Estudantes não são muito diferentes de profissionais: eles precisam otimizar o tempo e trabalhar com o máximo de eficiência. Para isso, as ferramentas tecnológicas são importantes. Você pode passar horas pesquisando um verbete em uma enciclopédia em uma biblioteca em um campus em uma universidade… ou você pode buscar na internet.

10) Menor custo
As despesas podem diminuir em diversas esferas: eBooks são mais baratos que livros físicos; o aluno gastará menos em transporte; mensalidades de cursos exclusivamente online costumam ser menores. Mais uma vez, a educação a distância amplia horizontes.

Por todos esses fatores, a educação a distância conquistou a preferência de quem trabalha. Já que podem administrar seu tempo e conciliar as atividades profissionais com tarefas escolares, os trabalhadores têm mais chances de alcançar maior qualificação. Segundo dados da Unisul, aproximadamente um terço de seus estudantes na modalidade EAD já estão no mercado de trabalho. A tendência é que outros perfis de estudantes sigam o mesmo caminho: cada vez mais pessoas adotam os cursos a distância como solução para suas aspirações acadêmicas.

Você lembra mais algum motivo pelo qual a EAD será peça central no futuro da educação?

Os benefícios e desafios da educação a distância sertão tema do Encontro de Lideranças: Desafios da Educação. O evento acontece em Brasília no dia 19 de março e é promovido pela Blackboard, pelo Grupo A Educação, e em parceria com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos.

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

You may also like

1 Comment

  1. […] EAD amplia o acesso a quem antes não podia estar presente na faculdade. Confira 10 motivos que tornam a tecnologia essencial na educação.  […]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.