Insights

5 dicas para o envolvimento nas redes sociais

0

7600374992_7bab9f168e_o

Hoje em dia temos contas no Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn, mas como utilizá-las para engajar a comunidade universitária?

Como os canais de comunicação, as redes sociais são plataformas fantásticas para se conectar com a comunidade universitária. É importante ressaltar que o engajamento por meio das redes sociais leva tempo e é necessário algum trabalho para alcançar o sucesso. Além disso, é importante perceber o que funciona em cada ferramenta. O que funciona para o Twitter pode não funcionar para o Facebook ou para o Snapchat, por exemplo.

Leia também:
Como utilizar dados nas decisões estratégicas de sua instituição de ensino?

O Twitter é ótimo por ser versátil, mobile e oferecer tudo o que é necessário em uma rede social. Aqui, cinco dicas para ter sucesso nesta plataforma:

Pesquisar e responder: Use um painel como o TweetDeck ou o Hootsuite para criar colunas de termos e pesquisas, perfis de usuários e outras listas. Perceber o que está sendo falado pelas pessoas e o que elas querem saber é extremamente importante.

Siga todo mundo: Essa expressão remete muito ao Twitter, mas a verdade é que se deve fazer isso em diversas plataformas para as pessoas saberem que sua conta nas redes sociais existem. Enviar uma mensagem mencionando alguém, no estilo “Olá estamos aqui seguindo você” é um bom começo. Colocar os contatos de suas redes sociais na assinatura de e-mail, site ou qualquer material impresso também é importante.

Menos é mais: Não tente estar em todo lugar ao mesmo tempo. Concentre-se em um único canal e em seguida se certifique de que você forneceu o conteúdo necessário na interação. Se você está apenas colocando links ou somente replicando conteúdo, você está fazendo errado. É importante investir em um “diálogo”.

Interação sólida: Construir um relacionamento, criar conexões e se envolver são aspectos muito importantes nas redes sociais. Leva tempo para desenvolver um estilo próprio, mas é importante ressaltar que a comunicação é interpessoal. Se comunicar muito formalmente é ruim, mas é indispensável ter personalidade.

Coerência e disponibilidade: Ao criar um perfil nas redes sociais, você “promete” conteúdo de qualidade e interação. Então é necessário manter a promessa. Uma vez que a comunidade começa a se envolver com o seu perfil, você deve manter o nível de conexão. Conforme o tempo de uso isso vai requerer menos esforço do que no início, pois será muito mais simples interagir nas redes sociais devido à experiência.

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.