EAD

Vai dar aulas a distância? Aqui estão 5 plataformas que você pode usar

0

Sabemos que o home office e o estudo a distância aumentaram exponencialmente devido à pandemia da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Hábitos subestimados ou reservados a parcelas pequenas da população agora são colocados em prática do Brasil à Itália, do Sudão à Índia.

Plataformas digitais. Crédito: Blacboard Collaborate.

Plataformas digitais. Crédito: Blacboard Collaborate.

Para manter a interação e garantir que os estudantes acessem conteúdos de qualidade em tempos de isolamento social, professores de todos os segmentos passaram a recorrer à plataformas digitais.

É perceptível o esforço de adaptação e aprendizagem para o “novo normal”. Há uma necessidade iminente em dominar as ferramentas online. Neste momento de hiperconexão e altamente digital, encontrar novos meios de comunicação que atraiam nossos estudantes para mantê-los ativos em seus estudos é de extrema importância.

Para que você não passe horas pesquisando, mapiei 5 plataformas digitais e suas principais funcionalidades em termos de aprendizagem. Confira a seguir.

Leia mais

>> 5 conselhos para coordenadores pedagógicos durante a Covid-19

>> 5 dicas para os professores que vão migrar para a EAD

>> 5 sugestões para os alunos que vão estudar a distância em tempos de coronavírus

>> Como os pais podem apoiar o estudo dos filhos durante a quarentena

Blackboard Collaborate

O Collaborate é uma ferramenta do ambiente virtual de aprendizagem Blackboard Learn. Trata-se de uma ferramenta de webconferência capaz de reproduzir uma sala de aula tradicional para uso de metodologias ativas , só que em um ambiente virtual. O professor pode usar quadro branco e ministrar para 40 alunos conectados simultaneamente. E, inclusive, dividi-los em grupos para discutir um projeto e visitar os grupos para ver como está o debate.

O Blackboard Collaborate pode ser acessado por computador, tablet ou smartphone. A empresa tem dado condições especiais às instituições de ensino que aderirem ao LMS neste momento de pandemia.

Leia mais: Michael B. Horn: os impactos de longo prazo da Covid-19 na educação

Planboard

Plataforma Planboard. Crédito: divulgação.

Plataforma Planboard. Crédito: divulgação.

Sabemos que nem todos os profissionais estão habituados a se organizarem de maneira online. A ferramenta Planboard, nesse caso, é uma alternativa muito funcional que ajuda professores e coordenadores no planejamento de suas atividades.

Flipgrid

O Flipgrid é uma plataforma digital muito intuitiva na qual o professor gera um link, lança um desafio ou uma pergunta e envia para os estudantes. Com o link gerado, o estudante tem a oportunidade de produzir e compartilhar pequenos vídeos de até 2 minutos. É uma espécie de mural digital com os vídeos. Os professores e estudantes podem assistir os vídeos postados e deixar suas considerações.

Padlet

O Padlet é uma ferramenta online que permite a criação de um mural virtual dinâmico e interativo para o registro e compartilhamento de conteúdo. Os professores podem pedir para o estudante publicar suas atividades, como lista de exercícios, resenhas e ou uma explicação em áudio. Desenhos, feedbacks, sínteses, comentários e até foto do estudante pode ser arquivadas na plataforma.

Plataforma Padlet. Crédito: divulgação.

Plataforma Padlet. Crédito: divulgação.

Zoom Meetings

O Zoom é o “queridinho” das reuniões do mundo corporativo, e está crescendo para fins pedagógicos. Na versão gratuita pode entrar até 100 pessoas e permanecer logado por 40 minutos. Imagine você e seus alunos conectados para um rápido bate papo, uma orientação sobre exercício ou mesmo um necessário alinhamento. Em tempos de isolamento, reservar um horário para uma conversa com os estudantes “cara a cara” será muito motivador para todos.

Leia mais: Covid-19 impulsiona o uso de metodologias ativas no ensino a distância

Thuinie Daros
Thuinie Daros é head de cursos híbridos e metodologias ativas da Unicesumar. Cofundadora, consultora e palestrante na Téssera, é autora do livro A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para o aprendizado ativo (selo Penso).

    VOCÊ PODE GOSTAR

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.