Ensino Superior

Avaliação quadrienal: Capes lança módulo de destaques

0

Com o novo módulo, programas de pós-graduação poderão marcar produtos mais relevantes na Coleta Capes 2020

Uma vez por ano, cada programa de pós-graduação (PPGs) no Brasil deve prestar conta sobre as atividades desenvolvidas no ano anterior. Esse processo é conhecido como Coleta Capes e faz parte da avaliação quadrienal.

O Coleta Capes 2020 se encerra no dia 30 de abril e marcará o fechamento da avaliação quadrienal (2017-2020). Além disso, a novidade é o módulo de destaques na Plataforma Sucupira . Os PPGs de Stricto Sensu poderão marcar suas produções mais relevantes e que evidenciem a importância de suas ações.

modulo destaques da coleta capes

O módulo de destaques possui cinco abas e poderá ser utilizado após o envio das informações à Capes. Crédito: Capes

“Para fazer essa classificação, os programas precisam se atentar para a informação das áreas específicas, como o número e o tipo de produtos que devem ser destacados, assim como a justificativa das escolhas”, afirma a consultora do Grupo A Educação, Daiane Folle.

Antes de destacar os produtos, os PPGs devem registrar as produções no Coleta Capes até o dia 23 de abril – e IES faz a homologação até o dia 30 de abril. Depois, os coordenadores terão o mês de maio para fazer a indicação dos destaques.

As opções do módulo de destaque

O módulo de destaques do Coleta Capes possui cinco abas. Dessas, quatro já estão ativas na plataforma.

Produções para qualificação

Inclui todo e qualquer tipo de produção feita pelo programa – inclusive o que já foi coletado pela Capes desde 2017. Os coordenadores dos PPGs podem adicionar qualquer produção bibliográfica, técnica, artística e eventos, tudo o que desejam que seja avaliado pelas comissões da Capes.

Trabalhos de conclusão/produção

Podem ser selecionados artigos e trabalhos de conclusão, como teses, dissertações ou equivalentes, no caso da modalidade profissional. Os coordenadores podem enviar justificativas e anexos sobre a importância das produções.

Produções dos docentes

Trata-se da relação individual da produção dos professores. O programa pode selecionar as produções de destaque entre os trabalhos dos docentes. Mas atenção: o número de produções dos professores deve ser proporcional ao tempo que ele esteve no programa durante os quatro anos de avaliação.

Leia mais: Como funcionará o novo modelo de avaliação multidimensional da Capes

Produções do ciclo avaliativo

Os programas podem escolher entre cinco a dez produções do tipo, independentemente da produção e do ano do quadriênio em avaliação.

Egressos

Os programas precisam citar cinco casos notáveis para cada um dos últimos três quadriênios. É importante se inteirar da ficha de avaliação  e os documentos orientadores porque existem áreas que pedem mais casos. Se o PPG é novo e não excede o máximo de produções pedidas, o coordenador deve destacar todos os egressos.

ebook stricto sensu

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.