EAD

Divulgada a chamada de trabalhos para o Ciaed 2020, em Fortaleza (CE)

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A Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) divulgou a chamada de trabalhos para a 26ª edição do Ciaed, o Congresso Internacional Abed de Educação a Distância.

O evento acontece entre os dias 13 e 16 de setembro de 2020 em Fortaleza, Ceará, com o tema “Explorando a variedade de estratégias ativas na EAD”.

Ciaed

Plenária de abertura do 25° Ciaed, em Poços de Caldas (MG). Crédito: Desafios da Educação.

Realizado anualmente, o Ciaed é um evento direcionado a pesquisadores, educadores, gestores e interessados em educação a distância. A programação inclui apresentação de trabalhos científicos, relatos de experiências inovadoras, acesso a grupos de trabalho, mesas-redondas e palestras com especialistas nacionais e internacionais, além de promover networking aos participantes.

A submissão dos trabalhos para o Ciaed 2020 será feita exclusivamente através de uma ferramenta disponível no site da Abed. O tutorial para submissão dos trabalhos será disponibilizado neste link a partir de 20 de fevereiro.

O período de inscrição vai de 20 de fevereiro a 31 de março. A seleção dos trabalhos será divulgada no dia 31 de maio de 2020.

Cabe destacar que as edições anteriores do Ciaed tiveram cobertura especial do portal Desafios da Educação e suas redes sociais – no Facebook, no Instagram e no Linkedin –, o que inclui reportagens, análises e bastidores do maior evento voltado à EAD no Brasil.

Para mais informações da chamada de trabalhos, confira abaixo a nota divulgada pela Abed.

Chamada de trabalhos – Ciaed 2020

26º CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância

  1. O Congresso

O 26º CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, com o tema “Explorando a Variedade de Estratégias Ativas na EAD”, abre espaço para que pesquisadores, educadores e gestores de EaD possam divulgar seus Trabalhos Científicos baseados em investigação científica; compartilhar relatos de Experiências Inovadoras; participar de mesas-redondas com especialistas do Brasil e de outros países; realizar palestras; inserir-se em grupos de trabalho de diferentes áreas de atuação e estabelecer contatos com diferentes profissionais.

  1. Os Trabalhos

2.1 Cada Trabalho submetido para apresentação no Congresso deverá ser identificado de acordo com as seguintes categorias:

2.1.1   Tipo

2.1.1.1 Relato de Experiência Inovadora (EI)

2.1.1.2  Investigação Científica (IC)

2.1.1.2.1    Natureza do trabalho (apenas para Investigação Científica – IC):

A – Planejamento de Pesquisa
B – Descrição de Pesquisa em andamento
C – Relatório Final de Pesquisa

2.1.2   Categoria
A – Estratégias e Políticas
B – Conteúdos e Habilidades
C – Métodos e Tecnologias
D – Suporte e Serviços
E – Gerenciamento e Logística
F – Pesquisa e Avaliação

2.1.3  Setor Educacional:

  1. a) Educação Infantil e Fundamental
    b) Educação Média e Tecnológica
    c) Educação Superior
    d) Educação Corporativa
    e) Educação Continuada em Geral
  2. Normas para formatação do trabalho

3.1. Os Trabalhos não devem exceder a dez páginas e devem obedecer às normas ortográficas da Língua Portuguesa.

3.2. A estrutura geral do trabalho deve compreender os elementos pré-textuais (resumo, palavras-chaves, agradecimentos – caso houver), textuais (introdução, objetivos; referencial teórico; procedimentos metodológicos; apresentação e discussão dos resultados; considerações finais/conclusões) e pós-textuais (referências).

3.3. Os trabalhos devem ser redigidos com a fonte Arial, corpo 12, justificado e as palavras estrangeiras deverão ser grafadas em itálico. Os títulos e subtítulos das seções internas devem estar em negrito e também alinhados à esquerda.

3.4. Gráficos, tabelas e figuras deverão ser inseridas no trabalho como “imagens” (há um vídeo explicativo disponível na ferramenta de submissão).

3.5.  As figuras e tabelas devem ter legendas, segundo normas da ABNT.

3.6.  Citações e referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT.

  1. Normas para Submissão do Trabalho

4.1. Ferramenta de submissão

A submissão dos trabalhos se dará exclusivamente por meio do editor de textos na ferramenta de submissão. Não há opção de envio de arquivos em Word, PDF ou qualquer outro tipo de arquivo.

Você também pode redigir seu trabalho em Word (ou no editor de textos de sua preferência) e colá-lo diretamente no editor da submissão. Neste caso, copie seu texto (apenas o texto – gráficos, tabelas e figuras deverão ser inseridos no trabalho como “imagens”) e utilize a opção “colar como texto sem formatação” no editor da submissão.

Veja mais detalhes da submissão no tutorial (disponível a partir de 20/02/20): http://www.abed.org.br/congresso2020/Tutorial_Submissao_26_CIAED.pdf

IMPORTANTE:

Imagens não devem ser “coladas” diretamente no editor, devem ser inseridas no documento.  Na ferramenta de submissão há um vídeo explicativo sobre como inserir as imagens em seu trabalho, caso tenha dúvidas.

4.2. Garantia de anonimato do trabalho na submissão

No corpo do artigo não devem ser mencionados os nomes dos autores, agradecimentos ou quaisquer outras informações que possam identificar a autoria do trabalho. Neste caso o artigo será eliminado do processo de avaliação. Os agradecimentos às pessoas que contribuíram de alguma forma com o trabalho (não autores) devem ser inseridos em campo específico na primeira parte da ferramenta de submissão, identificado como “Agradecimento”. Apoio financeiro e outros também podem constar neste tópico que não deve ultrapassar três linhas. O nome da Instituição não deve constar no título do trabalho.

4.3. Garantia em relação ao formato do trabalho

Após a edição de seu trabalho na ferramenta de submissão, clique em “Visualizar Trabalho” antes do envio. Caso seu trabalho ultrapasse o limite de 10 páginas, você receberá um aviso na tela e deverá voltar à edição para efetuar as correções ou ajustes necessários na formatação para adequação ao número de páginas. Certifique-se de que figuras, quadros e tabelas tenham sido adequadamente inseridos pelo uso da ferramenta de submissão, como descrito no item 4.1 e no vídeo tutorial.

ATENÇÃO

Se o artigo for enviado com número de páginas acima do permitido o sistema eliminará automaticamente as páginas excedentes e enviará apenas as 10 páginas iniciais (contando com a primeira página), o que, certamente, prejudicará a avaliação do trabalho.

  1. Submissão do Trabalho

5.1. A submissão de Trabalhos para análise da Comissão Técnico-Científica do Congresso é exclusiva para os associados da ABED e está ligada à condição de que todos os seus autores sejam Associados Individuais e estejam em dia com o pagamento das suas anuidades.

Nota importante:  Caso o orientador de teses ou dissertações esteja indicado como um dos autores, ele deve cumprir o item 5.1 (ser associado individual e estar em dia com a anuidade). Se o orientador associar-se e efetivar o referido pagamento, ele não deve aparecer como autor do Trabalho, podendo receber o devido reconhecimento no campo específico “Agradecimento”.

5.2. A submissão do Trabalho será feita única e exclusivamente através de ferramenta disponível no site  (a partir de 20/02/20): http://www.abed.org.br/hotsite/26-ciaed/pt/trabalhos/

5.3. Parte do processo de envio do trabalho na ferramenta é a obrigatoriedade de assinalar a concordância com o termo de compromisso de apresentação previamente descrito abaixo:

“Comprometo-me, caso meu Trabalho seja aprovado pela Comissão Técnico-Científica, a comparecer ou nomear um representante para sua apresentação, no dia e hora previamente comunicados, e autorizo sua imediata publicação no site da instituição. Autorizo a publicação do material utilizado em minha apresentação no site do evento, assim como o uso de sons e imagens. Autorizo também o recebimento de mensagens SMS através de meu celular com informações relativas ao meu trabalho científico e minha participação no evento.”

5.4.  Após a submissão do trabalho, uma mensagem automática com número de recibo aparecerá na tela e será enviada para o endereço eletrônico do autor que realizou a submissão, confirmando esse procedimento.  O número de recibo gerado em sua submissão habilitará a correção do seu trabalho, caso sejam requeridas pelo Comitê Científico do Congresso.

Nota importante:  O recebimento da mensagem automática não significa, de forma alguma, a aprovação do trabalho para apresentação no evento.

  1. Avaliação e Julgamento dos Trabalhos

6.1.   Os trabalhos  submetidos ao 26º CIAED passam por um rigoroso processo de julgamento do tipo blind peer review, julgamento cego por pares, no qual a identidade e a afiliação institucional do(s) autor(es) não são do conhecimento dos avaliadores.

6.2. A avaliação é realizada pela Comissão Técnico-Científica do Congresso, composta pelos membros do Conselho Científico da ABED e de outros integrantes com doutorado e reconhecida contribuição científica na área.

6.3. Cada trabalho é avaliado por, no mínimo, três integrantes da Comissão Técnico-Científica. O resultado final do processo de avaliação de cada trabalho submetido corresponde à média das avaliações dos três avaliadores, o que indicará a aceitação ou não do trabalho científico para apresentação no Congresso.

6.3.1. Os trabalhos auto classificados pelos autores como Relato de Experiência Inovadora (EI), serão avaliados quanto aos aspectos de Ética Acadêmica; Respeito às Normas ABNT; Grau de efetiva contribuição e relevância para a área de EAD; Grau de inovação da experiência; Clareza na descrição dos objetivos e do método para experimentação; Coerência da análise dos resultados do experimento.

6.3.2. Os trabalhos auto classificados pelos autores como Investigação Científica (IC) serão avaliados quanto aos aspectos de Ética Acadêmica; Respeito às Normas ABNT; Grau de efetiva contribuição para a área de EAD; Grau de inovação da pesquisa; Coerência da fundamentação teórica e bibliografia atualizada; Articulação entre objetivos, contextualização e resultados; Clareza e coerência da metodologia e da técnica de análise de resultados; Clareza e correção da linguagem.

6.4.  No final do processo de julgamento, a Comissão Técnico-Científica do Congresso poderá tomar as seguintes decisões sobre o trabalho:

– Aceitação para apresentação em Sessão Oral
– Aceitação para apresentação em Sessão Pôster
– Devolução ao autor para modificações, após as quais o trabalho será reavaliado
– Trabalho recusado.

6.5. Os autores de trabalhos que necessitarem de correções para apresentação (devolução ao autor para modificações), serão informados automaticamente via e-mail e deverão acessar novamente a ferramenta de submissão, por meio do número de recibo, para que providenciem as devidas alterações no próprio trabalho, dentro do prazo expressamente estabelecido.

6.6. As modificações necessárias serão apontadas pela Comissão Técnico-Científica em campo específico para comentários, na própria tela da submissão. Os autores também deverão apontar no campo de observações quais e onde as alterações foram realizadas no texto antes do reenvio do artigo modificado.

6.7. O prazo para correção e reenvio dos trabalhos será de exatos 5 dias a partir da emissão automática da mensagem de aviso de correções para os autores. O sistema bloqueará a edição dos trabalhos após este período. Correções solicitadas e não realizadas dentro do prazo motivarão a recusa do trabalho.

IMPORTANTE

A comunicação automática entre a ABED e os autores será por meio do endereço eletrônico do autor responsável pela submissão do trabalho, conforme registrado na ferramenta de submissão.

  1. Publicação dos Trabalhos Aprovados.

7.1. Os Trabalhos aprovados pela Comissão Técnico-Científica e apresentados em Sessão Oral serão publicados eletronicamente nos Anais do Congresso, disponíveis no site da ABED sob o ISSN 2175-4098 e será atribuído um número DOI para cada artigo.

7.2.  Os Trabalhos aprovados pela Comissão Técnico-Científica e apresentados em Sessão Pôster terão seu pôster publicado no site do Congresso (publicação opcional – a arte do pôster deve ser enviada à ABED até o dia 30 de setembro de 2020, no e-mail congresso@abed.org.br, em formato PDF ou JPG).

7.3. Os Trabalhos aprovados, que não forem apresentados por seus responsáveis ou representantes no dia e horários definidos na programação do 26º CIAED (no período de 13 a 16 de Setembro de 2020, em Fortaleza / CE), serão retirados dos anais e em seu lugar será publicada uma nota explicativa a respeito, com a respectiva identificação dos responsáveis, ficando seus autores impossibilitados de submeter Trabalhos para os eventos da ABED pelo período de 2 (dois) anos.

7.4. Os Trabalhos serão publicados eletronicamente em Português, sendo opcional a publicação em Inglês ou Espanhol.  Será de total responsabilidade do(s) autor(es) a versão em inglês do trabalho aprovado.

  1. Idiomas do Congresso.

O idioma do evento é o Português, porém, conferências, sessões plenárias ou minicursos em outros idiomas normalmente terão tradução simultânea ou consecutiva.

  1. Cronograma

Período para encaminhamento dos trabalhos.

20 de fevereiro a 31 de março de 2020

Período para avaliação, revisão e correção dos trabalhos.

01 a 15 de maio de 2020

Divulgação dos resultados.

31 de maio de 2020

Prazo para confirmação de apresentação para inserção na programação

21 de julho de 2020

Envio da versão em inglês do trabalho aprovado (opcional).

30 de julho de 2020

Apresentação dos trabalhos no Congresso.

13 a 16 de setembro de 2020

Envio da arte do pôster para publicação no site do 26º CIAED.

30 de setembro de 2020

Informações Complementares

– Estará disponível, para a apresentação dos Trabalhos nas Sessões Oral um computador com sistema operacional básico, sistema de projeção e acesso à Internet.

– Os trabalhos aprovados receberão 1 (uma) senha para desconto de 50% na taxa de inscrição do apresentador do trabalho no Congresso.

– Os trabalhos aprovados para sessão oral terão 15 minutos para apresentação em sala de sessões paralelas. Os trabalhos aprovados para sessão pôster terão 30 minutos de exposição.

26º CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 13 a 16 de Setembro de 2020 – Fortaleza / CE

Contatos

  • Sede da ABED:
  • Rua Vergueiro, 875 – 12° andar – CEP 01504-001 – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3275-3561

E-mails

Informações sobre o evento:  congresso@abed.org.br

Página da ABED:   www.abed.org.br

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

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