Ensino Superior

Pós-graduação: Coleta Capes fecha quadrienal para todos os programas do país

0
A Coleta Capes 2020 marca o encerramento da avaliação quadrienal iniciada em 2017. Crédito: Divulgação.

A Coleta Capes 2020 marca o encerramento da avaliação quadrienal iniciada em 2017. Crédito: Divulgação.

A cada quatro anos, os PPGs (programas de pós-graduação) têm a oportunidade de elevar seus conceitos junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A Coleta Capes 2020, cujo prazo para envio das informações termina em 30 de abril de 2021, marca o encerramento da avaliação quadrienal iniciada em 2017.

Ou seja, trata-se da última chance para as instituições de ensino superior qualificarem as informações relativas ao ano base 2020 e relatarem a sua evolução em cada um dos indicadores no período 2017-2020.

O fechamento da quadrienal é estratégico para consolidar e avançar os conceitos dos cursos stricto sensu – mestrado e doutorado – junto à Capes até a conclusão do próximo ciclo avaliativo, o que só vai acontecer em 2024. O desempenho é utilizado por agências de fomento para distribuir financiamentos e bolsas de estudo, por exemplo.

Quer ajuda para melhorar a performance dos programas Stricto Sensu na sua IES? Clique aqui e fale com um especialista!

Para definir os conceitos, a Capes se vale das informações prestadas anualmente, durante quatro anos, pelas coordenadorias de curso na Plataforma Sucupira. Esse processo, chamado de Coleta Capes, concentra relatórios sobre as atividades desenvolvidas pelos programas de pós-graduação no ano base anterior.

Três quesitos são levados em conta na avaliação da Coleta Capes:

  • Programa;
  • Formação; e
  • Impacto na Sociedade.

Dentro desses quesitos, cada uma das 49 áreas avaliadas propõe definições e indicadores adequados às suas especificidades. Recentemente, a Capes incluiu novas demandas estratégicas, como política de acompanhamento de egressos, planejamento estratégico, políticas de autoavaliação e internacionalização.

Leia mais: Capes regulamenta polos para mestrado e doutorado EAD

Como melhorar o conceito de um programa stricto sensu

A escala de notas adotada pela Capes varia de 1 a 7:

  • 1 e 2: consideradas insuficientes, levam ao descredenciamento do curso;
  • 3: corresponde ao desempenho médio, indicando um padrão mínimo de qualidade;
  • 4 e 5: significam um desempenho entre bom e muito bom;
  • 6 e 7: equivalem aos padrões internacionais de excelência.

Além disso, ao atingir a nota 4, um programa de mestrado fica apto para protocolar um pedido de abertura de doutorado e para ofertar turmas fora da sede por meio de um Projeto de Cooperação Interinstitucional (PCI). Já a nota 5 possibilita um PCI para programas com curso de doutorado.

Avançar de conceito depende, entre outros pontos, da qualidade, clareza e rigor das informações prestadas na Coleta Capes. “Até o dia 30 de abril, as instituições devem produzir um relatório robusto com as informações da trajetória do programa nos últimos quatro anos”, diz a consultora do Grupo A Educação, Daiane Folle.

Daiane Folle.

Daiane Folle.

Nesse sentido, antes de iniciar o preenchimento, a IES deve se inteirar sobre a Ficha de Avaliação das suas áreas de interesse. Em seguida, utilizar dados estatísticos para mostrar a evolução do PPG no período. Isso pode ser feito com a inserção de anexos na Coleta Capes, com o objetivo de evidenciar a solidez do programa.

Leia maisAs principais tendências para a educação em 2021

Mudanças à vista: Avaliação Multidimensional

Para o próximo quadriênio (2021-2024), a Capes anunciou algumas mudanças na avaliação. Será implementada uma Avaliação Multidimensional baseada em cinco aspectos dos programas de pós-graduação stricto sensu: ensino e aprendizagem, internacionalização, produção de conhecimento, inovação e transferência de conhecimento e impacto e relevância para a sociedade.

A nova estratégia é baseada no sistema europeu, o U-Multirank. O objetivo da Capes é ampliar o escopo de avaliação dos programas e alinhar o Brasil aos resultados internacionais na pós-graduação.

Leia mais: Como funcionará o novo modelo de avaliação multidimensional da Capes

*Este conteúdo foi alterado para incluir a nova data do Coleta Capes. 

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.