Metodologias de Ensino

Como atrair e engajar os alunos nos primeiros minutos de aula

0

A ciência sugere que uma criança dificilmente se mantém atenta além dos primeiros 10 minutos da aula. Com um adulto não é muito diferente: o projeto TEDx, referência em palestras, tem quase quatro décadas de evidências de que o tempo máximo ideal de uma apresentação é de 18 minutos.

Os primeiros momentos da aula, portanto, equivalem ao horário nobre da aprendizagem. Ali está uma rica oportunidade para captar a atenção da audiência. Mas os professores sabem que usufruir adequadamente desse momento não é tarefa fácil.

Primeiro porque os alunos chegam à sala de aula presencial ou virtual ameaçados por várias potenciais distrações – as notificações do celular, conversa com colegas e até problemas pessoais e familiares. Podem ficar de “corpo presente” na sala ou na tela, enquanto suas mentes estão bem longe dali.

Um estudo do Departamento de Psicologia da Rutgers University (EUA) confirmou o impacto negativo disso: estudantes que dividem a atenção em sala de aula com outras preocupações, que não estejam relacionadas à aprendizagem, têm piores resultados nos testes finais.

Outro obstáculo para o engajamento é o próprio professor, que pode desperdiçar os primeiros minutos de aula com tarefas logísticas, ajuste em equipamentos ou mesmo escrevendo no quadro. Podemos melhorar? É claro que sim.

Aqui vão algumas dicas para engajar os alunos logo nos primeiros minutos de aula.

Faça um resumo da aula anterior

Uma atividade muito comum (e correta) entre os professores é passar alguns minutos, durante a abertura da aula, revisando o que aconteceu no encontro anterior. A ação é apoiada pela ideia de que não se aprende com uma única exposição ao material – é preciso retornar com frequência ao conteúdo que está sendo ensinado.

Mas em vez de dar a revisão do conteúdo, por que não pedir aos alunos que façam um resumo para você?

Aproveite os primeiros minutos e peça a eles que falem o que aprenderam na última aula. Cinco ou dez minutos de debate já fortalece a memória de todos – uma área do cérebro vital para os questionários e exames ao longo do semestre.

Aposte nos formatos

A pandemia da covid-19 expandiu o ensino a distância e consolidou as oportunidades do ensino híbrido. Por isso o melhor caminho é investir em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que proporcione uma boa experiência para todos os envolvidos – alunos, professores e gestores. Focalize em plataforma de aprendizagem robusta, que acompanhe as novas tecnologias educacionais.

Dentro desse contexto, evite apresentar o conteúdo sempre nos mesmos formatos. Alterar o modo como o aluno interage com as informações é um jeito eficiente de engajar os alunos. Gifs, memes, gráficos, vídeos e músicas são exemplos de formatos a ser explorados no início das aulas.

No ambiente virtual ou presencial, pense que o segredo para engajar os alunos é a empatia. Converse bastante com eles, identifique suas dificuldades e procure saber o que eles querem ver e ouvir.

lms ava

Leia mais: O guia que vai ajudar sua IES ter um AVA engajador e de qualidade

Faça perguntas para engajar os alunos

O psicólogo cognitivo Daniel Willingham argumenta que os professores devem se concentrar no uso de perguntas. O material que desejo que os alunos aprendam é na verdade a resposta para uma pergunta”, escreve ele em seu livro Por que os alunos não gostam da escola?.

Segundo Willingham, iniciar a aula com uma ou mais perguntas que se qualifiquem como importantes pode engajar ainda mais os alunos. Se houver notícias atuais relacionadas à aula do dia, peça aos alunos que discutam o tópico.

Outra forma de usar as perguntas: peça aos alunos que as considerarem ao longo da aula. Ao fim do encontro, retorne às perguntas para que os alunos possam ver se as suas ideias estavam corretas. Isso irá ajudá-los a reconhecer como sua compreensão se aprofundou durante o período da aula.

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.