Ensino Básico

5 dicas para transformar sua casa na melhor sala de aula possível

0
Sala de aula em casa; Envolver os filhos no processo e lhes der um lugar para sentar, pensar e aprender, deixará sua família um passo à frente neste ano letivo. Crédito: Consed.

Sala de aula em casa; Envolver os filhos no processo e lhes der um lugar para sentar, pensar e aprender, deixará sua família um passo à frente neste ano letivo. Crédito: Consed.

A volta à escola será diferente em 2021. Embora a reabertura das escolas seja uma realidade em muitos estados brasileiros, é provável que milhares de alunos continuem aprendendo em casa por mais um tempo – ou tenham uma programação híbrida. Seja como for, é importante criar um espaço em casa que promova o foco e aumente a produtividade dos alunos.

Diante disso, o jornal New York Times listou dicas para transformar a sua casa na melhor “sala de aula” possível.

Tenha um espaço de estudo

É preciso ter em mente que uma mesa de estudos própria não é uma necessidade para o sucesso nos estudos. A coisa mais importante para um aluno é ter um local seguro para estudar, mesmo que seja em um lugar improvisado, como a sala de estar.

Se você encontrar espaço para um escritório em casa, com uma mesa separada para seu filho, ótimo – é o mais ideal. Se não, você pode isolar parte de sua mesa ou usar uma mesa dobrável para uma solução temporária.

Ou ainda, pode criar uma área de estudo semiprivada dividindo parte da sua sala de estar ou de jantar com uma tela de privacidade, cortinas penduradas no teto, uma planta alta ou uma estante aberta.

Leia mais: Pais e responsáveis, uni-vos: como apoiar o estudo dos estudos dos filhos durante a quarentena

Tenha uma cadeira confortável

Nem sempre é possível adquirir uma cadeira ideal para o tamanho do seu filho. A solução para isto é ajustar a posição do assento do seu filho com almofadas ou outros apoios. Se a cadeira for elevada o máximo possível e os braços e pulsos do seu filho ainda estiverem abaixo da altura da mesa ou do teclado, adicione uma almofada de assento para sustentá-los.

Se seus pés estiverem balançando, use um apoio para os pés, como uma caixa. Se o assento for muito profundo para que eles se sentem com as costas apoiadas no encosto, use uma almofada de apoio lombar para ajudá-los a manter uma boa postura.

Leia mais: Como ser mais maker e menos tela no ensino remoto

Evite estudar no quarto

Se você decidir montar uma mesa para seu filho no quarto dele, esteja ciente dos possíveis problemas que isso pode gerar:

  • Tudo no quarto de uma criança – brinquedos, livros e até a cama – pode ser uma distração durante o ensino remoto;
  • Ter um computador ou dispositivo móvel no quarto pode ser tentador para seu filho ficar acordado até depois da hora de dormir, jogando ou socializando em seus aparelhos ou até mesmo fazendo trabalhos escolares.

Ainda assim, uma escrivaninha no quarto pode ser uma boa opção se seu filho prefere estudar com privacidade. Estabeleça regras básicas para horários on-line e off-line e verifique se ele está fazendo os trabalhos escolares na mesa.

Sala de aula em casa; Criar um espaço de estudos pode promover o foco e aumentar a produtividade dos alunos. Crédito: Unsplash.

Sala de aula em casa; Criar um espaço de estudos pode promover o foco e aumentar a produtividade dos alunos. Crédito: Unsplash.

Organize as aulas

Muitas escolas agora usam calendários, horários e listas de tarefas virtuais. Mas um lembrete físico da programação diária de uma criança ainda pode ser útil em qualquer idade.

Escreva o horário das aulas do seu filho em um quadro branco, um quadro-negro ou até mesmo em uma cartolina e deixe visível ao lado da mesa. Isso irá ajudá-lo a coordenar os seus próprios horários e, como bônus, seu filho pode usar a área para personalizar o espaço de trabalho.

Ensine seu filho a manter todos os seus livros escolares, pastas e cadernos no mesmo lugar, e a ser responsáveis ​​por eles. Se você usar a abordagem de manter tudo na mochila, isso será mais fácil para todos.

Coloque todos os suprimentos diários usados ​​com frequência em fácil alcance. E mantenha todo o resto em caixas de armazenamento ou até mesmo em caixas de sapato.

Leia mais: Solicitar a continuação do ensino remoto: é possível?

Proteja o computador

Primeiro crie uma conta infantil no computador. Com sua própria conta, as crianças terão sua área de trabalho, pastas, aplicativos e configurações de aplicativos.

Depois, bloqueie o conteúdo que você não deseja que eles acessem. Para isso, as instruções para Segurança da Família da Microsoft podem ajudar. Considere também instalar uma extensão do navegador para proteger a privacidade e aumentar a segurança.

Ensine seus filhos a serem bons administradores de seus dispositivos caros e frágeis. Certifique-se de que eles sempre usam o notebook em uma superfície plana e estável, em vez de na cama ou no sofá. E fiscalize o consumo de alimentos e bebidas nas proximidades do computador.

Leia mais: Como estudar em tempos de covid-19?

Além dessas dicas, é importante lembrar: não se estresse se o espaço de trabalho de seu filho não for tão meticulosamente organizado como uma sala de aula adequada. Se você envolver seus filhos no processo e lhes der um lugar para sentar, pensar e aprender, sua família estará um passo à frente neste ano letivo.

Uma das principais coisas que é preciso deixar claro é que se o seu turno escolar é de quatro horas, por exemplo, não tente ficar conectado pelo mesmo tempo de forma ininterrupta como na escola.

Leia mais: O aluno é obrigado a ligar a câmera durante a aula online?

Redação Pátio
A redação da Pátio – Revista Pedagógica é formada por jornalistas do portal Desafios da Educação e educadores das áreas de ensino infantil, fundamental e médio.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.