Insights

9 documentários para inspirar os educadores

0
documentários educação

Cena de Night School (2016): portal Desafios da Educação faz uma seleção de documentários para para inspirar educadores. Crédito: Reprodução.

Nunca é demais refletir sobre políticas públicas e os desafios da educação. Ainda mais considerando o ritmo acelerado da transformação digital, que desfaz e refaz modelos educacionais a todo instante.

Pensando nisso, e imbuída pela missão de disseminar conhecimento de qualidade, a equipe do portal Desafios da Educação fez uma seleção de documentários com temas de interesse dos professores e gestores. A seguir, confira as recomendações – e, principalmente, onde assisti-las. 

Esperando pelo Super-Homem (2010)

Um documentário que aborda as deficiências do sistema educacional dos Estados Unidos, por meio da história de cinco famílias americanas. Elas precisam entrar em uma espécie de “bingo” para matricularem seus filhos em uma boa escola.

Onde assistir: Vimeo
Duração: 111 min

Educação proibida (2012)

Questiona as lógicas da escolarização moderna e as formas de entender a educação. O documentário não poupa críticas ao modelo prussiano (com alunos sentados em fileiras e anotando o que o professor reproduz em seu monólogo, em preparação para as provas) e mostra experiências não convencionais de oito países. Mais de 90 educadores foram entrevistados nessa obra.

Onde assistir: Youtube
Duração: 115 min

Sementes do nosso quintal (2012)

Retrata o cotidiano da escola Te-Arte, de São Paulo, que ensina os alunos de forma lúdica, sem separação de idades e em contato com a natureza e animais. O documentário pode servir de inspiração para quem tem interesse em desenvolver iniciativas relacionadas a primeira infância.

Onde assistir: Videocamp
Duração: 116 min

Girl rising (2013)

documentários educação

Morando nas ruas com a família, em Calcutá, na Índia, Roksana (foto) encontrou na arte a força para mudar seu destino. Crédito: Girls rising/divulgação.

Histórias de nove meninas de 7 a 16 anos que vivem em comunidades de países pobres, como Nepal, Peru e Etiópia, e que buscam a oportunidade de frequentar uma escola. Dirigido por Richard Robbins, indicado em 2008 ao Oscar de melhor documentário (por Operation Homecoming: Writing the Wartime Experience), Girl Rising é contado a partir de roteiristas locais renomados. Vídeo em inglês.

Onde assistir: Site Girl Rising
Duração: 101 min

Leia mais: Por que este professor é considerado o melhor do mundo

Quando sinto que já sei (2014)

O documentário apresenta dez exemplos de escolas alternativas no Brasil. Cada instituição funciona de uma maneira própria, mas todas têm algo em comum: o respeito pela individualidade e pela autonomia do aluno.

Onde assistir: Youtube
Duração: 78 min

Torre de marfim: a crise universitária norte-americana (2014)

O ensino superior dos Estados Unidos vale a pena pelo valor que custa? É esse o questionamento que Torre de marfim tenta responder. Por meio de relatos, depoimentos, dados e constatações, o documentário bota em cheque a bola de neve das dívidas universitárias, o funcionamento deficitário das instituições de ensino e a queda de qualidade quanto a formação acadêmica.

Onde assistir: Itunes
Duração: 90 min

Leia mais: Dívida estudantil nos Estados Unidos: retórica versus realidade

A máscara em que você vive (2015)

Neste documentário, educadores e especialistas refletem sobre como criar uma geração de homens mais saudáveis. O filme traz relatos de professores que perceberam, em atividades pedagógicas, que os alunos homens costumam esconder sentimentos como raiva e tristeza por medo de fugirem dos padrões de “masculinidade”.

Onde assistir: Netflix
Duração: 92 min

Nunca me sonharam (2017)

documentários educação

“Nunca me sonharam”: documentário debate sobre a situação do ensino médio as escolas públicas do Brasil. Crédito: reprodução.

Com depoimentos de estudantes, professores, gestores e especialistas, Nunca me sonharam questiona o papel do ensino médio na formação dos jovens brasileiros, mostrando os desafios, os sonhos e as expectativas de futuro de quem vive a realidade das escolas públicas do país.

Onde assistir: Videocamp
Duração: 84 min

Night School (2016)

O documentário acompanha as dificuldades, as perspectivas e o dia a dia de três adultos que voltam ao ensino médio para conseguir seus diplomas em Indianápolis – cidade com um dos menores índices de conclusão do ensino médio dos Estados Unidos. Em inglês;

Onde assistir: Site Night School
Duração: 85 min

Leia mais: Brasil está abaixo da média mundial no investimento em educação

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.