EdTech

O drone como ferramenta de aprendizagem

1

13655934114_0a0216bfe8_h

Utilizados, muitas vezes, para monitoramento, os drones podem se transformar em uma ferramenta para melhorar a criatividade e a experimentação em sala de aula. No âmbito escolar, o professor precisa usá-lo com segurança e responsabilidade. Além disso, a tecnologia é cara, o que pode tornar inviável a sua implementação.

Uma das melhores maneiras de usar drones na sala de aula é incentivar os estudantes a criarem um, seja em aulas de robótica ou em algum projeto específico. Desta forma, o professor conseguirá trabalhar conceitos de robótica, matemática, eletrônica, programação, química, perseverança e hands-on experience, ou seja, estimula que os alunos coloquem a mão na massa. Em atividades ao ar livre, os drones podem contribuir para monitorar a saúde das plantas da horta da escola e avaliar a paisagem do ambiente escolar ao longo das estações do ano, seja através de vídeo ou fotografia time-lapse. Na Greenon High School, em Dayton, Ohio, os estudantes podem participar de exercícios de desastres naturais com o auxílio de drones.

Já em Hollywood, por exemplo, os drones são empregados para capturar tudo, como explosões, perseguições e paisagens. Na escola, também é possível estimular a criatividade, usando-os em forma de vídeo, ou também, em uma caça ao tesouro. Para aqueles alunos que sonham em seguir na carreira da aviação, os drones são uma ótima maneira de aprender a voar, por meio de uma competição composta por diferentes tarefas. Como os drones são versáteis, nas aulas de artes os estudantes poderão utilizar tinta, folhas e pincéis para criar objetos personalizados.

Os cientistas ambientais estão aproveitando a tecnologia dos drones para medir a qualidade do ar e testar o nível de poluentes. No âmbito educacional, eles são uma grande ferramenta de aprendizagem para ensinar ciência atmosférica. Embora seja utilizado de diferentes maneiras, os drones ainda enfrentam certo tipo de resistência por parte de algumas áreas e geram polêmica. Então, por que não realizar um debate em sala de aula sobre o papel dessa tecnologia na sociedade e como será o futuro? Outra sugestão é abranger a tecnologia de um modo geral, a  fim de que os alunos saibam diferenciar os aspectos positivos e negativos e de que forma é possível utilizá-la com responsabilidade.

Sempre que uma nova tecnologia surge, é normal se assustar, ainda mais com os drones, que possuem um alto potencial. Por isso, cabe à escola e aos professores fazer com que os alunos compreendam os drones, façam uso dele e encontrem maneiras criativas e úteis para a sociedade.

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

VOCÊ PODE GOSTAR

1 Comentário

  1. […] Mas a chave do problema é: E na educação? […]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.