EAD

O que é educação aberta, flexível e aprimorada por tecnologia

0
educação aberta

Entenda os termos usados em um levamento global sobre a qualidade e a capacitação docente da educação a distância. Crédito: Brock University.

Ao examinar os pontos fortes e fracos da educação a distância (EAD) em nível global, além de oportunidades e ameaças a sua qualidade, o Conselho Internacional para Educação Aberta e a Distância (ICDE, em inglês) produziu o estudo Qualidade global em educação online, aberta, flexível e aprimorada por tecnologia.

O portal Desafios da Educação produziu um resumo do estudo, apontando que apesar do crescimento da EAD em muitos países, os cursos e programas ainda apresentam elevado grau de desigualdade.

Leia mais: A qualidade e os desafios da educação a distância no mundo, segundo este estudo

Os termos usados no estudo podem parecer confusos para o leitor brasileiro – devido ao tratamento diferente. Explicamos, abaixo, o que quer dizer cada termo.

Educação aberta

A expressão “educação aberta” é uma espécie de guarda-chuva para um conjunto de práticas de ensino-aprendizagem que mira o livre acesso a oportunidades de aprendizado por meio de recursos da EAD.

O termo “aberta” faz referência ao tipo de licença – o material é oferecido com recursos livres de direitos autorais. Aqui, há a oferta de cursos ou recursos educacionais “grátis”. Os mais comuns são os cursos massivos online conhecidos como MOOCs.

Educação flexível

A educação flexível une o ensino presencial ao ensino a distância. A depender da metodologia do curso, pode ser interpretado como semipresencial ou mesmo ensino híbrido.

Aprendizagem aprimorada por tecnologia

Já a aprendizagem aprimorada por tecnologia é uma categoria bastante ampla, que não tem uma definição particularmente definida. Contudo, pode-se dizer que a TEL (sigla para Technology Enhanced Learning) se faz presente sempre que a tecnologia aprimora a experiência de aprendizado.

Leia mais: Gustavo Borba: inovação não depende de tecnologia, mas de metodologia

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.