EADInsights

A educação passará por uma transformação radical, diz Maria Inês Fini

0
Maria Inês Fini

Maria Inês Fini

O ensino híbrido é uma tendência que se confirmou na educação superior. A novidade de 2020 é que o modelo também chegou à educação básica, em razão da pandemia. Nesse contexto, em julho passado, um grupo de educadores brasileiros se reuniu para criar a Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (Anebhi).

A Anebhi é liderada pela professora Maria Inês Fini, que foi presidente do Inep no governo Michel Temer. Eu pedi que ela compartilhasse comigo 5 tendências para a educação em 2021 – e além. A seguir, estas são suas respostas.

  • Disrupção no ensino

Escolas de todos os níveis serão impactadas por um movimento disruptivo, no sentido de destruir o modelo que temos e criar uma nova proposta para educação formal. Não se trata de pinceladas de inovação, mas de transformação radical. As que resistirem não sobreviverão.

  • Ajuste curricular

Em 2021, impõe-se uma reorganização curricular em todos os níveis e modalidades da educação contemplando a retomada da escolaridade que faltou num currículo de transição que deverá se completar em 2022.

  • Mais recursos

Haverá a ampliação exponencial de recursos tecnológicos de comunicação gratuitos para apoiar propostas inovadoras na educação básica nas escolas públicas.

  • Novos insumos

Inovação tecnológica, com a criação de insumos que abriguem mais interatividade entre grupos, pensamento criativo e autonomia de pensamento com autoria dos usuários.

  • De olho no mercado de trabalho

Novos modelos de gestão na educação impactados pelas demandas do mundo do trabalho, pelo desafio de compor novos perfis profissionais que atendam a dinâmica da transformação das carreiras.

Confira o especial “Tendências para a educação em 2021” 

Leia outras reportagens especiais do Desafios da Educação.

Fernanda Furuno
Fernanda Furuno é cofundadora do Guia EAD Brasil, membro do conselho de inovação da Abed, do conselho da diretoria institucional da Anebhi e do conselho editorial do portal Desafios da Educação. Atua na área do sucesso do cliente da DreamShaper.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.