Gestão

O ensino superior depois da pandemia

0

Como será o ensino superior brasileiro após a pandemia do novo coronavírus? Essa é a pergunta de um bilhão de dólares. Por ora, a única certeza é que o setor não será como antes. Faculdades, institutos, centro universitários e universidades vão precisar se reorganizar. E oferecer um modelo totalmente diferente do atual.

A necessidade de transformação já era evidente antes mesmo do coronavírus desembarcar no Brasil. Não à toa, escrevo com regularidade neste espaço sobre a escalada de relevância dos modelos de ensino híbrido (blended learning), sobre tecnologias educacionaismetodologias ativas e outras experiências de aprendizagem inovadoras.

Mas a inovação educacional ganhou fôlego durante a quarentena. Não por opção, mas por óbvia necessidade. Daqui para frente, à medida que a reabertura ocorre em estados e municípios, o desafio será preservar a inovação obtida. E aperfeiçoá-la. Como?

No e-book gratuito A gestão do ensino superior pós-pandemia, eu e outros especialistas do Grupo A Educação compartilhamos lições e oportunidades a partir da experiência junto a IES de todo o país.

A proposta do e-book é explorar quatro aspectos que podem diferenciar as IES neste novo momento. Falamos sobre (1) questões de mercado, captação e retenção, (2) tecnologia, (3) ensino, aprendizagem e desenvolvimento de competências e, por fim, (4) formação docente. Tudo a partir da perspectiva do “novo normal”.

Clique abaixo para ter acesso ao e-book e boa leitura.

>> BAIXE AGORA O E-BOOK GRATUITO “A GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR PÓS-PANDEMIA” <<

Leia mais sobre ENSINO SUPERIOR

>> Gustavo Hoffmann e Fábio Reis conversam sobre inovação no ensino superior

>> Como a pandemia impôs um novo futuro aos cursos de Engenharia

>> A pandemia pode quebrar 30% das faculdades no Brasil. Como reagir?

>> Pandemia acelera aquisições no ensino superior

>> Gestores compartilham o que as faculdades brasileiras aprenderam com o coronavírus

>> Pós-pandemia: especialistas projetam ensino superior do futuro

>> Ensino superior pós-pandemia: aprendizagem, captação de alunos e tecnologias

Gustavo Hoffmann
Gustavo Hoffmann é diretor do Grupo A, membro do projeto SAGAH e do conselho editorial do portal Desafios da Educação, onde escreve mensalmente.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.