Ensino Básico

Esta professora sabe como educar crianças que se tornarão adultos de sucesso

0

Não é por acaso que Esther Wojcicki é conhecida como “madrinha do Vale do Silício“. Muitos dos executivos que se destacaram na meca da tecnologia foram seus alunos de Língua Inglesa e educação midiática na Palo Alto High School, uma escola pública de nível médio da Califórnia.

A própria Wojcicki tem três filhas bem-sucedidas. Duas atuam como CEOs – Susan no YouTube e Anne na 23andMe, empresa de biotecnologia que popularizou testes de DNA. A terceira, Janet, é uma antropóloga e epidemiologista influente que se tornou professora na faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia.

Com base nas experiências com os alunos, e com as filhas em casa, Esther Wojcicki escreveu Como criar os filhos para o mundo: lições simples para resultados radicais, lançado no Brasil em 2020.

No mesmo ano, aposentou-se da escola – onde lecionou desde 1984 – e lançou uma startup de conteúdo educacional. “Eu me aposentei para expandir meu alcance e fazer do mundo inteiro a minha sala de aula”, disse em uma entrevista ao The Shift.

A ideia da startup é fomentar o protagonismo do estudante, dando a crianças de 8 a 14 anos tudo o que querem aprender na escola. Para isso, Wojcicki conta com o suporte de jovens de 15 a 20 anos. Todos são ex-alunos dela e produzem o material de estudo. Eles também dirigem a nova empresa, cujos esforços são totalmente convertidos às crianças.

Por exemplo: há quem ensine como se tornar um youtuber de sucesso, outro que usa um aspirador de pó para explicar sobre buracos negros e ainda táticas de expressão através de sua máscara, uma dica e tanto em tempos de pandemia.

“As crianças deveriam ser respeitadas e aprender as coisas nas quais estão interessadas”, defende Wojcicki. “Ao seguir somente o currículo, os educadores deixam de fora a história da cultura ou informações sobre o mundo dessas crianças hoje, coisas que são importantes para elas.”

Esther Wojcicki. Crédito: Divulgação.

Esther Wojcicki. Crédito: Divulgação.

Metodologia TRICK

Fundadora do programa de artes midiáticas da Palo Alto High School e uma das idealizadoras da Google Teacher Academy, Wojcicki diz que a metodologia TRICK a ajudou a educar pessoas que se tornaram bem-sucedidas.

Não se trata de um manual passo a passo, mas de uma linha filosófica. Trick é a sigla em inglês de confiança (trust), respeito (respect), independência (independence), colaboração (collaboration) e gentileza (kindness).

“Eu aprendi isso com meus alunos. Quando você confia em um aluno, de repente ele percebe que pode confiar em si mesmo. E estão dispostos a correr riscos e a fazer coisas que, de outra forma, não estariam dispostos a fazer”, disse ao Vox sobre a habilidade da confiança. “Então, foi isso que eu fiz com meus filhos, confiei neles desde muito cedo.”

Ela dá mais detalhes da filosofia em seu livro, além de explorar outros assuntos. Na introdução, ressalta que não existem prêmios Nobel para educação ou para a criação dos filhos, mas que deveria haver. “São as coisas mais importantes na nossa sociedade.”

De fato, a maneira como as crianças são educadas determina não apenas quem eles vão se tornar. Também determina a sociedade que viveremos. Em tempos de disrupção na educação, as dicas Esther Wojcicki são muito bem-vindas.

Leia mais: O valor da atenção individual na era do ensino remoto

Redação Pátio
A redação da Pátio – Revista Pedagógica é formada por jornalistas do portal Desafios da Educação e educadores das áreas de ensino infantil, fundamental e médio.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.