Gestão

Brasil precisa desesperadamente de bons gestores educacionais, diz Leandro Karnal

0
Leandro Karnal

Primeiro palestrante do Fnesp 2019, Leandro Karnal afirmou que o novo líder educacional deve ter capacidade estratégica e a visão humanista. Créditos: Fnesp/Alma de Gato Filmes.

O Brasil precisa de bons professores. E, mais do que isso, o país precisa “desesperadamente de bons gestores educacionais”. A afirmação é do filósofo e professor da Unicamp, Leandro Karnal, durante a abertura do Fórum Nacional do Ensino Superior (Fnesp). O evento começou nesta quinta-feira (26), em São Paulo.

Karnal ressaltou as habilidades inerentes ao novo líder educacional. Entre elas a capacidade estratégica e a visão humanista. “Temos um déficit enorme nesse campo”, afirmou.

Para uma plateia repleta de mantenedores, gestores e representantes de instituições de ensino superior (IES), que participam da 21ª edição do Fnesp, Karnal disse que a tecnologia e as profundas transformações sociais enalteceram o individualismo e aniquilaram a concepção educacional dominante no século 20.

Hoje, segundo o professor da Unicamp, muitos jovens questionam até mesmo a efetividade do diploma universitário.

Leia mais: Menos da metade dos alunos da rede pública miram diploma universitário

“Dizem que o ‘saber’ está na internet, que a universidade morreu. O que acontece é que o ensino superior não morreu, mas está sendo desafiado a mudar”, falou Karnal.

Além dele, falaram nesta manhã o ministro da educação, Abraham Weintraub, e o professor da Universidade Harvard, Eric Mazur.

Leia mais: Ministro da Educação sugere flexibilidade ao MEC e autorregulação do ensino privado

A 21ª edição do Fnesp tem como tema Mudança de mindset: uma nova forma de pensar a educação. O encontro, que é um dos maiores da América Latina voltados à educação superior, acontece nos dias 26 e 27 de setembro.

Leia mais: A importância dos núcleos de EAD nas IES

Leonardo Pujol
Leonardo Pujol é editor do Desafios da Educação e sócio-diretor da República – Agência de Conteúdo.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.