Ensino Superior

Obituário: Hermes Ferreira Figueiredo, amado professor, morre aos 83 anos

0

Hermes Ferreira Figueiredo. Crédito: Semesp.

Faleceu nesta segunda-feira (26) o professor Hermes Ferreira Figueiredo, aos 83 anos. Uma das principais lideranças do setor de ensino superior privado no Brasil, Figueiredo era amado por seus pares. Morreu em São Paulo (SP) em decorrência de um câncer.

Figueiredo nasceu em 1938 na cidade paulista de Mirassol. Bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP), fundou em 1965 com o professor Gilberto Padovese (1937-2011) o Colégio Cruzeiro do Sul. O projeto deu origem ao Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos maiores e mais relevantes do país.

Desde 2005 Figueiredo atuava na presidência do Semesp. Atualmente, ocupava o cargo de vice-presidente.

“O Professor Hermes, como é respeitosamente chamado, é reconhecido não só como educador, mas como empresário de visão, que pensa no seu negócio, e, igualmente, no desenvolvimento do setor educacional como um todo”, manifestou a Cruzeiro do Sul em nota.

De 2019 a 2021, Hermes Ferreira Figueiredo presidiu a MetaRed Brasil, braço da rede global de tecnologia colaborativa que promove conexões entre as universidades ibero-americanas públicas e privadas. Ao longo da vida, também recebeu homenagens como título de Cidadão Paulistano, outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo.

Hermes Figueiredo era casado com Dagmar. Ele deixa três filhos e oito netos e netas.

Desafios da Educação presta condolências aos familiares a amigos do professor Figueiredo. 

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.