EADEnsino Superior

Jornada de aprendizagem guiada por tecnologia: tendências e inovações no setor

0

Engajamento, jornada do aluno, jornada de aprendizagem, experiência, são assuntos que estão interligados e que tem mediado amplas discussões no meio educacional.

As reflexões pós-pandemia nos provocam a pensar em uma aprendizagem digital com experiências diferentes. Experiência essa que aplicada a economia e aos negócios, tem no ensinado algumas lições que podem ser aplicadas a área educacional. De maneira generalista e analisando o mercado passamos de uma economia de commodities, para produtos, seguida de serviços, chegando hoje no que chamamos de economia das experiências.

Aplicada a educação, gosto da analogia de Shirley e Hargreaves (2022) que mencionam essa transição de Era do desempenho e do esforço para a Era do engajamento, do bem-estar e da identidade.

Estar engajado e imerso em experiências de aprendizagens nunca foi tão importante, num momento de pós pandemia onde todos lutam contra a evasão e ao mesmo tempo buscam um equilíbrio entre as modalidades de ensino. Ainda misturadas, procuram através de metodologias levar os alunos ao caminho da aprendizagem significativa.

Por isso que, optei nesse texto, em posicionar esse ecossistema complexo de engajamento e experiência de: jornada de aprendizagem.

Leia também: Tem IES fazendo diferente com os alunos. Conheça 3 cases de sucesso

De qual jornada estamos tratando?

A jornada de aprendizagem é aquela que através de diferentes recursos e ferramentas tecnológicos ou metodológicos encaminha o aluno por um percurso de vivências que misturam conteúdo e prática, realidade virtual e desafios do dia a dia.

Num mundo exponencial, no qual diferentes competências nos são exigidas constantemente, criar uma jornada de aprendizagem para nossos alunos passou a ser parte do planejamento acadêmico e institucional. E atenção, pensar a jornada de aprendizagem separadamente entre áreas, é um grande equívoco das IES.

A experiência completa é aquela que apresenta sinergia e é vivenciada pelo aluno da captação ao dia da sua formatura. A forma que será acolhido, a disponibilidade dos canais de comunicação quando tiver dúvidas, o ambiente virtual de estudos, a curadoria do conteúdo digital, a condução do corpo docente e de tutoria, a relação do aprender com o aplicar, e por fim, a linguagem unificada de todas essas áreas é o que vai diferenciar, não só a jornada, mas todo o projeto de vida e profissão dos alunos e diferenciar uma IES da outra.

Desafios e aprendizados

Toda essa construção não configura um caminho fácil, mas pode representar uma mudança significativa nos indicadores de engajamento que podem contribuir para a diminuição da evasão.

Para finalizar e reforçar tendências, recursos e metodologias que podem contribuir para tornar essa jornada de aprendizagem um tributo a vivência de uma experiência completa, trago alguns dos principais temas abordados no SXSW Edu 2022 e no CIAED 2022.

Checklist para a gestão educacional quando estiverem desenhando suas jornadas:

  • Currículos flexíveis que possibilitem a curadoria discente;
  • Social emotional learning – aprendizagem socioemocional;
  • Tutoria e aprendizagem humanizada;
  • Microcertificações – foco na carreira – projeto de vida;
  • Metaverso – RA e RV – Gamificação;
  • Conteúdo diversificado e plataformas interativas;
  • Professores e tutores influenciadores.

Jornadas de aprendizagem configuradas para uma experiência completa que conectam áreas da IES e usufruem de tecnologias e metodologias diversificadas estão contribuindo não só para formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, mas principalmente para formar uma geração de alunos lifelong learners.

Leia mais: Como profissionalizar a curadoria de conteúdo no ensino superior

Daiana Rocha
Doutora em Ciências da Informação (Universidade Fernando Pessoa, em Portugal) e mestre em Educação (ULBRA), Daiana Rocha atua com educação a distância desde 2009. Começou a carreira na educação básica, passando pelas áreas de orientação educacional, profissional, gestão escolar e docência universitária. Na +A Educação, atuou como gerente de Produção de Conteúdo Digital e atualmente é Gerente Acadêmica liderando a implementação de projetos EAD em diversas empresas e instituições de ensino.

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.