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Laboratório de metodologias é exemplo de inovação do Unisal

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O Laboratório de Metodologias Inovadoras é um projeto do Núcleo de Assessoria Pedagógica, também conhecido por NAP, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unisal, Unidade Lorena, que encara o aluno como sujeito ativo do próprio processo de educação. E que, diante dessa premissa, trabalha na formação permanente do seu docente, para que ele entenda a nova natureza da sua profissão: um mediador do processo de ensino e aprendizagem. Professor e diretor do Centro Unisal, Unidade de Lorena, Fábio Reis será o responsável por compartilhar com os participantes do Fórum de Lideranças – Desafios da Educação mais esse case e também por instigar os líderes presentes a instituírem processos de mudanças acadêmicas sustentáveis.

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Peer Instruction: uma das primeiras metodologias testadas na Unisal com docentes e alunos
[FONTE: Lecturetools]

Criado em 2013, o Laboratório de Metodologias Inovadoras é a mais recente iniciativa do grupo de Reis para ampliar o estudo de novas metodologias educacionais. No entanto, sua origem remonta ao ano de 2011, quando a equipe do NAP iniciou o estudo de textos do professor Eric Mazur da escola de Engenharia de Harvard. Mazur é o mentor do chamado Peer Instruction, ou em português, instrução de colegas. Segundo conta Reis em um de seus artigos publicados no site que leva seu nome, foram seis meses de leitura e debate em grupo, até que o Núcleo elaborou uma proposta de aplicação da metodologia do Peer Instruction na Unidade de Lorena.

Em termos gerais, o Peer Instruction, ou PI, como também é conhecido, é uma técnica de ensino que promove a interação em sala de aula com o objetivo de envolver os alunos e de levá-los a abordar aspectos difíceis do material que estão estudando. Ao proporcionar aos estudantes oportunidades para que eles discutam os conceitos em sala de aula, o PI permite que eles aprendam uns com os outros. No entanto, para que esse método seja realmente eficaz, os estudantes precisam chegar à aula com alguns conceitos básicos do material já compreendido. Por esse motivo, o Peer Instruction é um método excelente para que o professor forneça aos seus alunos um valioso feedback sobre a aprendizagem dos estudantes e que funciona bem com outras metodologia, como a sala de aula invertida. Em 2012, seis professores começaram o ano aplicando essa ideia no Unisal. Em 2013, eram mais de 25 docentes participando da experiência.

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Líderes precisam criar processos de mudanças acadêmicas sustentáveis
[FONTE: Sebrae-PR]

Para Reis, repensar os projetos institucionais e o papel do professor, compreender como os alunos aprendem e reorganizar os modelos de sala de aula são desafios contemporâneos que os líderes das instituições de ensino superior, as IES, precisam encarar. Na Unisal, por exemplo, foi criado um grupo de monitoramento de aplicação da metodologia que produzia inclusive relatórios sobre as experiências. Em pouco tempo, a iniciativa se expandiu dentro da própria Unidade Lorena: no início de 2013, os professores Antonio Savio e Marcilene Rodrigues foram para Harvard, para trocarem ideias com Eric Mazur e com o seu grupo. Foram criados micronúcleos para ampliar os estudos, uma vez que a participação dos professores cresceu.

Hoje, o Unisal, Unidade Lorena, é referência no uso de Peer Instruction. Há um processo de formação dos professores, que, por sua vez, estão em contato com um grupo de pesquisa de Harvard, que trabalha com o tema da inovação acadêmica. Foi dessa bem sucedida experiência que nasceu o Laboratório de Metodologias Inovadoras (LMI). Ficou curioso? Então não perca o Fórum de Lideranças – Desafios da Educação. Inscreva-se já!

 

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

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