Capacitação DocenteSoft Skills

Em webinar, Mitchel Resnick lança livro sobre aprendizagem criativa

0

Jardim De Infância para a Vida Toda: Por uma Aprendizagem Criativa, Mão na Massa e Relevante para Todos: esse é o título do último livro de Mitchel Resnick, que aborda a aprendizagem criativa na infância. O lançamento da obra no Brasil, publicado pelo selo Penso (Grupo A Educação), ocorreu no dia 30 de junho, durante um evento online com a participação do autor.

O livro explica como tornar as crianças pensadores criativos e como prepará-las para viver em uma sociedade que a cada vez mais exigirá isso.

Segundo Resnick, o jardim de infância precisa ser um lugar onde as crianças possam usar a sua imaginação. Se elas desenvolverem o pensamento criativo na educação infantil, conseguirão agir e pensar em soluções inovadoras para resolver os problemas futuramente.

“Depois do jardim de infância as crianças passam muito tempo sentadas numa carteira preenchendo atividades e ouvindo aulas expositivas. Claro que é possível aprender dessa maneira, mas assim elas já não estão mais sendo desenvolvidas como pensadores criativos”.

Leia mais: Mitchel Resnick: caminhos para a aprendizagem criativa na educação infantil

O livro explica como tornar as crianças pensadores criativos e como prepará-las para viver em uma sociedade que a cada vez mais exigirá isso. Crédito: Desafios da Educação.

O livro explica como tornar as crianças pensadores criativos e como prepará-las para viver em uma sociedade que a cada vez mais exigirá isso. Crédito: Desafios da Educação.

Criatividade e tecnologia

A tecnologia é aliada da criatividade. A plataforma de programação Scratch é um exemplo. Criado por Resnick, o software é um lugar onde as crianças podem criar seus jogos e animações e compartilhar com outras.

Entretanto, ele deixa claro que é possível desenvolver uma aprendizagem criativa sem o uso de tecnologias. Com os computadores é possível criar coisas incríveis e expandir os interesses das crianças. Mais importante do que a ferramenta em que elas estão, no entanto, é se elas expressam a sua criatividade.

“É preciso esclarecer que existem muitas maneiras de engajar as crianças na aprendizagem criativa sem o uso de tecnologia. Se a criança fizer um castelo de areia ou pintar um quadro, isso é uma aprendizagem criativa”.

Leia mais: Ambiente aberto à criatividade é um dos desafios da educação contemporânea

O papel dos professores

Muita gente sabe o que é aprendizagem criativa, mas é sempre um desafio colocá-la em prática. De acordo com Resnick, isso ocorre porque os professores acham que precisam de coisas extraordinárias para desenvolver a criatividade. Mas não é verdade.

Os educadores precisam repensar o seu papel. Por muito tempo o professor foi a pessoa que apenas transmitia a informação ao aluno. Hoje o professor tem várias funções: incentivar, consultar, questionar e apoiar as crianças na aprendizagem criativa. Ele não é obrigado a saber tudo, mas precisa estar disposto a aprender.

Iniciar um processo criativo pode ser um desafio, devido ao contexto escolar e social de algumas pessoas, mas é importante se atentar ao interesse dos alunos. Porque quando as crianças têm paixão pelo o que fazem, existe uma probabilidade maior de dar certo.

Ainda de acordo com Resnick, o professor não pode estipular certo e errado dentro da aprendizagem criativa. Isso gera um medo nas crianças em errar. Entretanto, se uma coisa dá errado, não é um fracasso: é a oportunidade de aprender algo novo. Isso é o experimentar brincando.

“O processo criativo exige riscos e ele só acontece quando você não tem medo de errar”.

Mitchel Resnick

O webinar de lançamento de Jardim De Infância para a Vida Toda: Por uma Aprendizagem Criativa, Mão na Massa e Relevante para Todos foi organizado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), Porvir, HUB educacional e Faber Castell. A mediação do evento foi de Carolina Rodeghiero, pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e coordenadora pedagógica da RBAC.

Título: Jardim De Infância para a Vida Toda: Por uma Aprendizagem Criativa, Mão na Massa e Relevante para Todos

Autor: Mitchel Resnick

Editora: Selo Penso, Grupo A Educação

Ano: 2020

N° de páginas: 192

Preço médio: R$ 46,40

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.