Capacitação Docente

Em novo livro, Lemov reúne lições e dicas para a sala de aula online

0

Em Ensinando na Sala de Aula Online, autores ajudam docentes a aperfeiçoar ensino remoto

Desde que o ensino remoto emergencial foi adotado como medida para diminuir a propagação do coronavírus, foi possível identificar inúmeros desafios na educação online. Falta de acesso à internet, de dispositivo para acessar as aulas, de local de estudos adequado em casa e de professores com competência técnica para o “novo normal” são alguns desses desafios.

Apesar dos percalços, a educação tem avançado – mesmo que aos trancos e barrancos. As lições aprendidas com a experiência do ensino remoto, bem como as soluções mais criativas e eficientes, estão reunidas no novíssimo Ensinando na Sala de Aula Online: sobrevivendo e sendo eficaz no novo normal (Penso, 2021).

O livro reúne artigos da equipe Teach Like a Champion. O time é composto por professores da rede de escolas Uncommon Schools, nos Estados Unidos, onde Doug Lemov, o organizador do livro, é diretor. Ele também é autor de Aluno nota 10 2.0: 62 Técnicas para Melhorar a Gestão da Sala de Aula, publicado pelo selo Penso, do Grupo A.

A revisão técnica de Ensinando na Sala de Aula Online é da educadora Thuinie Daros.

O novo normal

Existe um lado bom do ensino remoto porque, de fato, algumas coisas funcionam melhor online. Há estudantes que preferem a aprendizagem remota, seja por conveniência ou para evitar deslocamentos. E certamente o que foi aprendido pelos professores, desde março de 2020, os tornarão melhores não só no ambiente virtual, mas também no presencial.

Ensinado na Sala de Aula Online não ignora isso. Mas os autores reconhecem que, até o momento, a maioria das evidências aponta que a experiência online trará mais prejuízos na aprendizagem dos alunos do que vantagens. É de se supor, com base nos levantamentos históricos, que grupos mais vulneráveis devem ter resultados piores. “Precisamos arregaçar as mangas”, conclama Lemov.

Mas como? O novo livro tenta jogar luz à solução.

O primeiro capítulo descreve uma distinção fundamental entre dois tipos de aulas online, síncronas e assíncronas. As autoras Hannah Solomon e Beth Verrilli relatam os pontos fortes e limitações de cada estilo, e como abordá-los. Também é discutido como ambos os modelos podem trabalhar em sinergia.

No segundo capítulo, Jen Rugani e Kevin Grijalva descrevem a “dissolução da tela”, que significa fazer com que os estudantes se sintam mais conectados, por meio da aprendizagem, remotamente.

Leia mais: Como promover aprendizagem ativa em uma sala de aula virtual

Escrito por Colleen Driggs e Jaimie Brillante, o capítulo 3 discute um dos maiores desafios da aprendizagem online: a distração. Afinal, os estudantes estão nas telas – um ambiente projetado para oferecer distração constante.

O capítulo 4 é sobre os pontos de pausa – momentos em que o professor convida os estudantes a ficarem engajados e ativos. As autoras Hilary Lewis e Brittany Hargrove ensinam na prática e mostram vídeos de respostas a perguntas sobre o tema.

Emily Badillo, Jen Rugani e Hannah Solomon explicam sobre avaliação online no capítulo 5. Os alunos estão distantes. Não é possível olhar suas anotações e é difícil saber se estão colando em uma prova. Como lidar com esses desafios é proposta deste capítulo.

Darryl Williams e Dan Cotton tratam dos sistemas operacionais fundamentais da sala de aula no capítulo 6. Os autores defendem que os professores precisam aprender uma maneira certa de fazer aquelas coisas que fazem com mais frequência. Isso vale tanto para aulas online quanto offline.

O sétimo e último capítulo aborda a tecnologia e as plataformas. Como obter o máximo possível de valor pedagógico a partir de ferramentas básicas? Quais os truques simples que os professores podem utilizar na hora de usar a tecnologia? Até onde os professores devem ir? São perguntas que Rob Richard e John Costello se propõem a responder.

Ao fim, o leitor não terá razões para discordar do título do livro. A leitura é um alento não apenas aos que querem sobreviver como também aos que desejam ser mais eficazes em seu ensino remoto.

Título: Ensinando na Sala de Aula Online: sobrevivendo e sendo eficaz no novo normal

Organizador: Doug Lemov

Editora: Selo Penso

Ano: 2021

Leia mais: A importância das rotinas escolares, segundo Doug Lemov

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.