Capacitação DocenteEnsino Básico

Aqui está uma forma simples dos professores melhorarem a interação na aula online

0
Pesquisas mostram que os professores que começaram a usar um segundo monitor aumentaram a interação com seus alunos. Crédito: Unsplash.

Pesquisas mostram que os professores que começaram a usar um segundo monitor aumentaram a interação com seus alunos nas aulas online. Crédito: Unsplash.

O quadro negro e o projetor são importantes aliados do professor. Esses recursos permitem que os alunos visualizem e gravem melhor a aula do dia. Em uma aula online, basta compartilhar a tela e voilá.

Na era do ensino remoto, os professores compartilham as telas constantemente. O esquema ajuda na hora de ensinar, mas tem um problema: não é possível ver os alunos. O que é frustrante para a atividade docente.

O professor pode ter um bom computador, uma internet rápida e até uma câmera de qualidade. Mas, quando compartilhar a tela, descobrirá o que de fato precisa: ver os seus alunos. Então, como melhorar a interação das aulas online? A maneira é simples.

Dê duas telas aos professores.

Duas telas

Uma pesquisa da Faculdade de Educação da Universidade de Washington relatou que os professores que começaram a usar um segundo monitor se sentiram quase duas vezes mais conectados aos seus alunos.

Antes da pandemia, algumas pessoas já consideravam as múltiplas telas como algo natural. “Ter um segundo monitor é o número um na lista de itens obrigatórios”, diz Jessica Valera, coordenadora distrital de tecnologia instrucional no San Mateo Union High School District, na Califórnia, ao portal EdSurge.

Um monitor custa cerca de R$ 400. Basta só um cabo para conectá-lo aos computadores. É o tipo de custo com alto benefício.

Leia mais: 5 dicas para transformar a sua casa na melhor sala de aula possível

Os professores podem usar um grande monitor, que permita dividir a tela entre seus alunos e o que está ensinando. Ou mesmo um tablet conectado à videochamada com os alunos e um computador unicamente para compartilhar a tela.

Uma dica é colocar a tela onde estão os alunos acima do outro monitor. Isso mantém os alunos no nível da sua visão – sentido, assim, que você está olhando diretamente para eles.

ebook ead de verdade

Redação Pátio
A redação da Pátio – Revista Pedagógica é formada por jornalistas do portal Desafios da Educação e educadores das áreas de ensino infantil, fundamental e médio.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.