AvaliaçãoEnsino Básico

No Brasil, meninos têm mais chance de repetir de ano do que meninas

0
repetir de ano

Repetência: 2,6 milhões de alunos foram reprovados em 2018 – o que corresponde a 11,3% do total de alunos e a 6,9% das alunas. Crédito: Pexels.

Meninos têm probabilidade maior de repetir de ano, no Brasil, em comparação com meninas. Para ser mais preciso, a chance de um garoto reprovar é 64% maior do que uma menina.

A informação consta em um estudo divulgado nesta quinta-feira (31) pelo Unicef, braço das Nações Unidas pela Infância, e pelo Instituto Claro. O levantamento considerou dados das redes estaduais e municipais obtidos pelo Censo da Educação Básica.

Em 2018, de acordo com o trabalho, 2,6 milhões de estudantes foram reprovados – o que corresponde a 11,3% do total de alunos e a 6,9% das alunas.

Leia mais: Os dilemas da reprovação, segundo alunos, professores e esta pesquisa

“Meninos tendem a manifestar mais cedo desinteresse na escola e ingressar mais de forma precária no mercado de trabalho”, disse Ítalo Dutra, chefe de educação do Unicef no Brasil, conforme o jornal Folha de S. Paulo. Para ele, essa é uma das possíveis explicações para a diferença de gênero – que ainda estão sob análise.

O estudo também aponta que 912 mil abandonaram a escola no ano passado. Destes alunos, 50,6% estavam no ensino médio.

Além disso, o relatório enfatiza a persistência de outro problema: o alto número de crianças com dois anos ou mais de atraso escolar (distorção idade-série). Esses estudantes têm maior tendência de evadir e de ter pior desempenho.

Por repetir de ano com mais frequência, um menino têm 43% mais chance de estar em distorção idade-série do que uma menina.

Durante a divulgação do estudo, o Unicef e o Instituto Claro lançaram um curso online voltado para gestores e professores. O objetivo é ajudá-los no diagnóstico do problema em cada escola para que atuem a tempo de mudar a trajetória dos alunos.

Leia mais: Educação ruim corta potencial produtivo do brasileiro pela metade

Redação Pátio
A redação da Pátio – Revista Pedagógica é formada por jornalistas do portal Desafios da Educação e educadores das áreas de ensino infantil, fundamental e médio.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.