Capacitação Docente

A motivação também é ferramenta de aprendizado

0

Os cursos online ou mistos fazem do estudante o protagonista de seu próprio aprendizado, dando a ele mais autonomia do que costuma haver nos cursos comuns. Mas, como se diz na história do Homem-Aranha, grandes poderes trazem grandes responsabilidades. Ou seja, os alunos precisam assumir seus deveres para alcançar o sucesso. Logo, o engajamento e a motivação da turma são essenciais. Então, como gestores e professores podem garantir a participação discente? O site eLearning Industry reuniu dicas para engajar os estudantes.

Considerar o background
Conectar as novas lições ao conteúdo que os alunos já dominam é uma excelente técnica para aumentar a motivação e dar confiança aos aprendizes. Eles perceberão a importância que os ensinamentos anteriores têm para adquirir novos conhecimentos e confiarão que as novas informações também são relevantes.

superestudante
É assim que os alunos devem se sentir: com superpoderes educacionais
[FONTE: Entrepreneur]

Ao investigar o background dos alunos, o professor também pode perguntar a respeito dos interesses da turma, a fim de estabelecer vínculos pessoais entre o conteúdo a ser aprendido e os gostos pessoais dos pupilos. Assim, mesmo um estudante que não esteja particularmente interessado no curso, poderá se aproximar da matéria graças a outras referências.
Durante essas conversas, é interessante, ainda, convidar os alunos a compartilharem as dificuldades que tiveram em aulas anteriores. A turma se sentirá mais integrada e o professor terá mais informação sobre com quem está lidando, medindo as necessidades e potencialidades dos estudantes. O diálogo pode acontecer mesmo em salas de chat online, nas quais até os mais introvertidos se sentirão à vontade.

Com os fundamentos bem estabelecidos, o professor pode passar a buscar os objetivos dos estudantes. Se eles conseguirem determinar o que querem tirar das aulas, será mais fácil personalizar as lições para os interesses e para as metas da turma. Sabendo onde os alunos querem chegar, também será mais fácil trabalhar com exemplos do mundo real, traçando o caminho claro que eles devem seguir para chegar ao sucesso.

Mostrar o caminho
A EaD pode ser uma experiência nova para parte da turma, logo, é possível que estes estudantes não percebam o novo cenário imediatamente. Caberá ao professor ensiná-los a aprender, sendo claro a respeito das expectativas quanto à responsabilidade do aluno e mostrando os benefícios do ensino online. Sobretudo quando se trata de alunos mais velhos, objetividade é a chave para incentivar a motivação. Responda a perguntas práticas: por que se está apresentando uma tarefa, para quê, como e com quais resultados?

quebracabecas
Quando os alunos estão motivados, eles se tornam parte da solução, e não do desafio
[FONTE: Ideas tap]

O acompanhamento regular também é necessário para avaliar os progressos da turma e redirecionar as aulas conforme as especificidades do grupo. Como as interações na EaD se darão por meio de plataformas virtuais, vale dedicar um tempo de aula a apresentar os canais de comunicação e sanar dúvidas técnicas. Afinal, o primeiro passo para o engajamento do aluno é garantir que ele tenha na mão todas as ferramentas de que dispõe para tornar-se agente ativo de seu aprendizado.

Além de promover a motivação, é importante medir o sucesso das estratégias tomadas pelo professor. O site Educational Technology and Mobile Learning traz um infográfico que ajuda a identificar os alunos motivados daqueles que precisam de um empurrãozinho a mais. As observações servem tanto ao educador com relação a seus alunos quanto ao gestor com relação ao próprio corpo docente, afinal, os mestres também precisam estar engajados e motivados para enfrentar os desafios da carreira.

Na sua instituição de ensino, quais as táticas adotadas para manter a equipe engajada? Compartilhe sua experiência conosco e assine nossa newsletter.

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.