Mercado

Pós-graduação premium: as vantagens de aprender com pensadores de renome internacional

0

Até poucos anos atrás, ter aulas com pensadores de renome internacional exigia uma viagem até aos Estados Unidos ou à Europa. Junto a isso, é claro, um alto investimento financeiro para frequentar os centros acadêmicos de excelência no exterior.

Com a expansão do EaD, instituições de ensino superior (IES) do Brasil estão apostando, cada vez mais, em pós-graduação premium, com a participação de professores reconhecidos mundialmente.

A Pós PUCPR Digital, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, conta por exemplo com a participação de Yuval Noah Harari. Além dele, um dos maiores pensadores do século 21 e autor de best sellers como Sapiens e Homo Deus, o programa da universidade paranaense tem em suas fileiras o médico Patch Adams e o cientista Miguel Nicolelis, entre outras figuras.

Segundo a pesquisa Panorama da Pós-graduação, da Expertise Educação, quando agrega educadores, empreendedores e filósofos influentes ao corpo docente, instituições como a PUCPR favorecem a captação de alunos. Afinal, trata-se de um diferencial e tanto em um mercado em franco crescimento. Como o portal Desafios da Educação mostrou recentemente, a demanda por pós-graduação lato sensu vem aumentando anualmente desde 2016.

Nesse cenário, a relevância e a experiência do corpo docente é um dos principais critérios utilizados pelos alunos na escolha de uma pós-graduação premium. Eles ainda buscam cursos que tragam reconhecimento social e no ambiente de trabalho. E a presença de professores brasileiros e estrangeiros com ideias de alcance internacional pretende responder a essas demandas.

Pensadores renomados e ótimo custo-benefício

Oferecer experiências internacionais é uma preocupação de pós-graduações premium há algum tempo. Tradicionalmente, o formato mais conhecido envolve especializações e MBA (Master Business Administration) com módulos cursados no exterior.

Nesse caso, o aluno viaja para passar entre 7 e 15 dias assistindo aulas em centros universitários fora do Brasil. O que pode sair bem caro. Segundo um levantamento da revista Forbes, publicado em fevereiro de 2021, especializações e MBAs com módulos em países como Estados Unidos, França e Alemanha podem custar até R$ 120 mil.

A inserção de figuras renomadas no corpo docente de instituições brasileiras torna tudo mais simples. É possível assistir aulas e tirar dúvidas com professores como Harari sem sair de casa. E pagando muito menos. O curso Big Data e Marketing Intelligence da PUCPR, que inclui aulas com Harari, possui 360 horas de duração e custa, no total, pouco mais de R$ 10 mil.

Leia mais: Yuval Harari dará aulas em pós-graduação no Brasil

Nada disso seria possível sem a consolidação do ensino a distância (EaD). Isso porque as aulas exclusivas acontecem 100% no ambiente virtual. Em geral, o formato adotado lembra uma masterclass, com o professor falando para a câmera, diretamente para o aluno.

“A ideia é oferecer uma educação online humanizada, em primeira pessoa, com metodologia única e vários diferenciais, como dois encontros mensais entre alunos e professores”, explicou recentemente ao Desafios da Educação o diretor da Slash Education, Stephan Younes.

Leia mais: Slash Education: cursos de formação para toda vida

Foco em soft skills e empregabilidade

Em um mercado de trabalho dinâmico, onde as mudanças acontecem rapidamente, atualização é palavra-chave. Não por acaso, o crescimento da procura por cursos de pós-graduação lato sensu no Brasil está ligado à empregabilidade.

Seja para conseguir um emprego ou uma promoção, ser efetivado ou mudar de área, o lifelong learning – aprender durante a vida inteira – e o desenvolvimento de soft skills se tornaram indispensáveis. E professores reconhecidos em suas áreas de atuação têm muito a contribuir nesse sentido.

Além de dominarem seus campos, esses pensadores são profundamente antenados às transformações sociais e do trabalho no século 21. Ninguém melhor, portanto, para tratar de temas caros aos profissionais do futuro, como resiliência e liderança. A capacidade de superar adversidades e se reinventar, inclusive, será um dos focos das aulas de Harari na PUCPR.

Em um trecho sobre as aulas de docentes de renome internacional, o estudo Panorama da Pós-graduação afirma: “Os alunos que, no processo de aprendizagem, participam de aulas com convidados que já exercem a profissão em cargo de notoriedade, constroem carreiras mais promissoras e criam conexões mais fortes”. Quer motivo melhor fazer uma pós-graduação premium?

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.