Ensino Superior

“É preciso superar a guerra de preços no ensino superior”, propõe Nizan Guanaes no CBESP

0

FLORIANÓPOLIS (SC) – O empresário, publicitário e CEO da N Ideias, Nizan Guanaes, lançou uma provocação aos participantes do 14º Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular (CBESP).

“Quando um setor está submetido a uma guerra de preços, é hora de rever a estratégia. A educação tem, portanto, um desafio: é preciso superar a guerra de preços”, afirmou.

Ele foi responsável pela palestra magna de abertura do evento, com o tema “Criatividade e Inovação na Educação Superior”. O CBESP acontece entre os dias 5 e 7 de maio, em Florianópolis (SC).

Guanaes defendeu a união das entidades e instituições de ensino superior (IES) brasileiras. “Não se inova sozinho. Não basta ter uma estratégia particular em cada instituição. É  fundamental construir de mãos dadas uma estratégia de negócios e de imagem do produto”, defendeu.

Foto – Divulgação CBESP

Proposta de valor

O publicitário trouxe o conceito de lifelong learning para mostrar o potencial da educação no século 21. “Vocês têm uma oportunidade enorme, pois, no século passado, as pessoas tinham ciclo de aprendizagem de dez ou quinze anos. Hoje, o ciclo de aprendizagem é para vida toda.”

Entretanto, para Guanaes, o setor educacional deve olhar para outras indústrias em busca de inspiração. E, partir disso, desenvolver suas propostas de valor,  personalidade, custo e preço.

Nesse sentido, ele propôs que as universidades sejam como um time de futebol, tendo em vista a paixão e o senso de pertencimento que devem despertar em seus alunos. E, assim, possam consolidar o sentimento de “alma mater” – do latim “a mãe que alimenta” ou “a mãe que nutre” – entre os seus estudantes.

“O aluno tem que criar uma conexão com a instituição de ensino para o resto da vida”, disse. “Será que as universidades estão construindo o senso de alma mater ou o de ‘é a que deu para pagar’ nos seus alunos?”, questionou.

ebook manual ies

Leia mais: Na abertura do CBESP, ministro da educação promete simplificar regulação do ensino superior 

 

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.