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Rui Fava: “As pessoas entendem que não são pagas para pensar”

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Rui Fava falou sobre “O desafio da personalização do ensino em massa e o movimento Re-generation”, no Fórum de Lideranças – Desafios da Educação. O Vice-Presidente Acadêmico da Kroton Educacional, iniciou sua palestra dizendo que a educação está mudando:

– Estamos vivendo uma mudança de época. A cultura, tecnologias, clima, geopolítica estão mudando. A mudança de época muda a forma de trabalhar e nós, educadores, estamos no olho do furacão dessa mudança.

E completou:

– Vivemos em uma época em que a economia criativa se opõe ao medo de pensar.

Fava apresentou as diferenças entra a Economia Criativa e a Economia Convencional.

A Economia Criativa é um conjunto de atividades baseadas no conhecimento e que produz bens tangíveis e intangíveis, intelectuais e artísticos, com conteúdo criativo e valor econômico. Na economia criativa o crescimento pronunciado atualmente não está na criação de novos produtos e serviços, mas sim em sua exploração, distribuição e comercialização, com bastante ênfase na educação – ao contrário da economia convencional.

Citando Simon Sinek, Fava declarou:

– As pessoas não compram o que vocês faz, elas compram o porquê você faz isso.

E trouxe como exemplo o custo do Iphone:

Componentes – US$ 189

Montagem – US$ 11

Criatividade – US$ 400

TOTAL: US$ 600

Ou seja, o “alto custo” está na criatividade e na “experiência” proporcionada.

Rui Fava ainda citou John Howkins, que disse:

– A Economia Criativa ainda é muito modesta no Brasil. Apesar do país se ver como um povo criativo associando isso ao futebol e ao carnaval.

E por quê?

– Porque as pessoas entendem que “não são pagas para pensar” – declara Fava.

Ele deu continuidade a palestra falando sobre as mudanças no grupo de estudantes e trouxe um dado interessante: pessoas acima dos 60 anos estão voltando para as salas de aula.

Entre os cursos mais procurados estão:

*MBA em gestão de pessoas

*Psicopedagogia

*Didática e Metodologia do Ensino Superior

E por qual razão voltaram aos estudos?

*Busca de aperfeiçoamento

*Incremento no currículo

*Mudança na área de atuação

Rui encerrou sua palestra falando sobre a personalização do ensino em massa e que todas as mudanças trazem uma série de desafios.

– Estamos preparando estudantes para empregos que ainda não existem, usando tecnologias que não foram inventadas, para resolver problemas que ainda não sabemos que serão problemas – disse, citando Ron Faulds e Barb Fardell.

Enquanto o paradigma da Padronização em Escala na Revolução Industrial era “ensinar a muitos como se fossem um só”, nos dias atuais, o desafio é “ensinar a muitos como se não fossem um só”.

– A educação é plural! As emoções dirigem a nossa atenção. E a atenção foge do que é desagradável. Atratividade, portanto, é imprescindível – concluiu Rui Fava.

E ainda deu a fórmula:

Criatividade + Inovação = Atratividade!

Confira o conteúdo completo da palestra aqui.

 

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

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