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Com conteúdo da SAGAH, Ser Educacional lança plataforma de cursos livres

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Maior grupo de educação das regiões Norte e Nordeste, a Ser Educacional (que opera marcas como Uninassau‌,‌ ‌UNG,‌ ‌Unama‌, ‌Univeritas‌ ‌e‌ ‌Unifacimed‌) vem diversificando a operação. Em julho, anunciou a aquisição do hospital veterinário carioca DOK e da escola CDMV, que oferece especialização e mestrado na mesma área. No ano passado, comprou a Beduka, uma plataforma digital de preparação para vestibular. Também lançou o GoKursos, de cursos livres.

Só que o GoKursos vai além de uma mera plataforma de cursos livres. É um verdadeiro marketplace de educação. Ou seja, funciona como uma plataforma colaborativa que concentra, em um único e-commerce, compra e venda de serviços e produtos de diferentes fornecedores. Bom para o B2C, mas também ao B2B.

Atualmente, o GoKursos oferece 3,7 mil cursos de educação continuada, preparatórios para concursos, Enem e de desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais. Cerca de 70% do portfólio é de produção autoral. O restante é oferecido por terceiros, como professores e empresas.

O GoKursos também comercializa PDFs, lista de exercícios e e-books, entre outros produtos. O carro-chefe, porém, é o segmento de cursos livres.

Montagem dos cursos livres

O professor Eduardo Cavalcanti, com mais de 13 anos de carreira na Uninassau, é um dos gestores de conteúdo da Ser Educacional. Nesse escopo, sempre atuou em demandas da graduação presencial e da graduação EaD do grupo. Desde a estreia do GoKursos, porém, foi escalado para liderar a curadoria do marketplace.

Na montagem do portfólio, sua equipe de design instrucional naturalmente recorreu à Plataforma A. Parceira de longa data da Ser, as Unidades de Aprendizagem, antiga SAGAH, é especializada em conteúdo e tecnologias disruptivas para a educação.

Conteúdo didático, interativo e personalizável. São milhares de aulas que contemplam 77 cursos modulares para oferta em todas as modalidades, como a Ser Educacional fez nos cursos livres

“Pegamos os módulos prontos no ambiente da Plataforma A e os remontamos, customizando-os com o nosso conteúdo e outros elementos de modo a oferecer um curso original”, explica Calvalcanti. “É como brincar de Lego com o conteúdo disponível.”

Hoje, praticamente metade das 30 pessoas alocadas no GoKursos atuam na área de curadoria. A expectativa, no entanto, é aumentar a equipe – e o portfólio. “Queremos chegar a 20 mil cursos ofertados”, diz Cavalcanti. E não apenas com conteúdo próprio.

“A premissa do GoKursos é gerar resultados práticos”, continua Cavalcanti. “Então, na hora de construir o curso, buscamos otimizar a aprendizagem. E, para absorver o conhecimento de forma maximizada, entendemos que o caminho é a utilização de elementos interativos.”

O diretor do GoKursos salienta alguns diferenciais aos parceiros do marketplace: “Oferecemos uma plataforma com bom volume de tráfego diário, além de uma vitrine principal que a maioria das concorrentes não tem.”

Em outros players, o professor parceiro recebe a URL do seu curso e precisa ir atrás dos alunos. “Possibilitamos isso, mas também a ‘home’ de um marketplace integrado, que faz com que o professor não faça o trabalho de prospecção sozinho.”

Já para o cliente, o diferencial é um LMS (sigla em inglês para ambiente virtual de aprendizagem) moderno e integrado, com trilhas de aprendizagem que permitem construir uma jornada de conhecimento personalizada às necessidades do aluno. Os planos de assinatura vão desde uma versão básica, com acesso a um número limitado de cursos, até versões de nicho – com portfólio de cursos voltados às áreas de tecnologia, saúde e negócios.

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

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