A educação básica sempre foi objeto de debate e discussão entre professores, pesquisadores e estudiosos. Dentro de sala de aula todos os docentes carregam a missão de auxiliar seus alunos para que possam desenvolver habilidades e adquirir os conhecimentos necessários para uma vida de sucesso.
Entretanto, a educação que foi considerada boa há 50 anos atrás já não é mais suficiente para suprir a necessidade desses alunos. O ingresso na faculdade, a carreira e a cidadania exigem mudanças no perfil e nas habilidades dentro de sala de aula, a começar pela educação básica.
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Conhecendo os 4C’s
O conceito dos 4C’s foi apresentado pela associação National Education Association (NEA), em complemento às atividades do “21st Century Skills”, movimento educacional do século 21 que visa capacitar os educadores para avançarem em sua própria prática.
Ao longo dos anos, a organização observou que o quadro era muito longo e complicado. Para resolver o problema, foram feitas entrevistas com líderes para determinar quais habilidades do século 21 eram as mais importantes para a educação básica.
Quase por unanimidade, quatro habilidades específicas se destacaram como as mais importantes. Elas ficaram conhecidos como os quatro C’s:
- Pensamento crítico;
- Colaboração;
- Comunicação;
- Criatividade.
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É interessante observar como essas mesmas habilidades vão de encontro ao estudo feito pelo Fórum Econômico Mundial que levantou as principais competências comportamentais para os profissionais do futuro. No relatório de 2018, a organização apontou 10 soft skills como tendência para o ano de 2020, são elas:
- Pensamento analítico e inovação;
- Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem;
- Criatividade, originalidade e iniciativa;
- Projeto e programação de tecnologia;
- Pensamento e análise críticos;
- Solução complexa de problemas;
- Liderança e influência social;
- Inteligência emocional;
- Raciocínio, resolução de problemas e ideação;
- Análise e avaliação de sistemas.
Nos 10 itens acima é possível fazer a conexão de diversas skills com as habilidades dos 4C’s da educação que, juntas, serão responsáveis por moldar o perfil do que virá a ser o profissional do futuro. Ainda de acordo com o relatório cerca de 80% dos profissionais não possuem habilidades necessárias para garantir suas funções atuais e futuras no mercado de trabalho.
Diante desse cenário, é possível observar uma grande mudança de comportamento no perfil profissional que o mercado passará a exigir e cada vez mais a relevância das habilidades comportamentais.
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No relatório de Diretrizes Políticas da Unesco, a organização caminha no mesmo sentido do NEA, porém, sugerindo mudanças ainda mais profundas em sala de aula, como por exemplo, permitir e estimular o uso de tecnologias.
Uma das diretrizes diz que o novo padrão de educação deve priorizar o desenvolvimento profissional dos professores. “O sucesso da aprendizagem móvel depende da capacidade dos professores para aumentar as vantagens educacionais dos aparelhos móveis”.
É impossível negar a necessidade de mudança educacional que deve iniciar na educação básica. Em sala de aula, é preciso incentivar o aluno no desenvolvimento de competências que vão além da didática.
São passos simples que podem dar início a uma transformação real do modelo de aprendizagem atual. O futuro já chegou e é preciso que as adaptações sejam feitas para que os alunos de hoje se tornem os profissionais referência do amanhã.
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