Insights

Três dicas para se aventurar no mundo da educação com tecnologia

0

A tecnologia tem evoluído tão velozmente que deixou de ser algo geracional: seja a geração do computador pessoal, na qual muitos professores se encaixam, ou a geração do tablet, da qual muitos alunos fazem parte. Invenções que transformam o mundo estão cada vez mais frequentes, tão frequentes que se tornou impossível ignorá-las. Estudantes, professores ou gestores de instituições de ensino: não importa quão tradicional ou quão vanguarda uma entidade possa ser, fato é que a tecnologia mais cedo ou mais parte vai entrar para as suas vidas. E, quando ela chegar, o melhor a se fazer é convidá-la a entrar, como afirma Colleen Lee, uma professora de japonês disposta a dar algumas dicas básicas para aqueles que ainda ficam nervosos quando escutam as palavras educação e tecnologia na mesma frase.

tablet-technology-computer-business-700x45_660
Tecnologia é um aliado da educação, não há motivos para temê-la
[FONTE: Money Marketing]

Você não é o primeiro a fazer isso

A tecnologia se movimenta tão rápido que, por mais original que um professor possa ser no uso de uma ferramenta tecnológica, é pouco provável que alguém não tenha feito pelos menos algo similar antes. Por isso, a primeira dica básica de Colleen é talvez a mais importante a ser aprendida em tempos de internet ao alcance de quase todos. Sempre que tiver uma dúvida, pergunte ao site de buscas mais perto de você. Ela própria conta sobre uma vez que precisou ter acesso a arquivos gravados em seu celular e que buscou na web a resposta para abrir arquivos de áudio com as extensões arm e mp3. Os buscadores estão cada vez mais inteligentes, tão inteligentes que dificilmente eles não conseguem achar uma solução para um problema, especialmente os que envolvem tecnologia.

Lembre-se que você tem ajuda em qualquer programa ou aplicativo

Eles estão sempre lá, muito embora alguns demorem a vê-los. São os menus de Ajuda, ou Help em inglês, que passam bastante tempo sendo ignorados pelos usuários, mas que, quando acessados, podem ser de grande utilidade. E não fique com receio de usá-los, a Ajuda presente nos programas e nos aplicativos foi feita para explicar o funcionamento de algo para alguém. Se você der sorte, pode encontrar menus de Ajuda não apenas explicativos, mas também interativos como aquele clipe do Microsoft Word 97, que chegou a ser apelidado de Clippy. Assim como os mecanismos de busca, as ferramentas de auxílio ao usuário estão cada vez mais inteligentes.

business-computer-repairs-and-support
A Ajuda dos programas costuma ser mais útil do que se imagina
[FONTE: Microsoft Security Help]

Seus colegas são uma grande fonte

Além do vasto conhecimento espalhado pela web e daqueles mais específicos encontrados nos menus de Ajuda, lembre-se que você tem colegas que passaram, estão passando ou irão passar pela mesma situação que a sua. Por mais atualizado que alguém possa ser, é quase impossível saber de tudo, especialmente nos dias atuais. Se você não é muito adepto do e-mail geral, para todas as pessoas que podem te ajudar, escreva para aquelas mais íntimas ou, ainda, participe de fóruns e grupos de educação e tecnologia. Entre seus colegas de trabalho é ainda mais fácil de encontrar respostas certeiras para perguntas específicas de quem ensina.

Tem mais alguma dica básica para dar? Compartilhe conosco. Se quiser receber por e-mail mais novidades a respeito de tecnologia e educação, assine nossa newsletter.

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.