Especiais

Volta às aulas: série explora retomada do ensino superior em 2021

0

Na primeira série especial do ano, o Desafios da Educação traz destaques e reportagens que, embora explore temas diversos, acabam por se completar. Trata-se de uma cobertura sobre a retomada do ensino superior em 2021.

O tema da primeira reportagem é aula inaugural. Você sabe: o retorno do ano letivo é um momento de grande empolgação entre alunos, professores e demais colaboradores da instituição. Nesta reportagem, nossas fontes sugerem atividades de boas-vindas – e explicam por que o acolhimento é tão necessário.

Em seguida constatamos que ensino presencial está de volta às IES, mas ainda de forma incipiente – e telepresencial. Devido à dimensão continental, o Brasil não consegue impor uma decisão horizontalizada. Por isso há variação entre as medidas adotadas pelas instituições de ensino superior (IES). A maioria, contudo, tem optado pelo ensino remoto ou híbrido.

Este, aliás, é o assunto da terceira reportagem do especial “Volta às aulas: a retomada do ensino superior em 2021“. Representantes do setor têm se reunido com integrantes do MEC e do CNE para debater uma possível regulação do ensino híbrido como modalidade em faculdades, institutos, centro universitários e universidades.

No campo da opinião, 5 profissionais do ensino superior avaliam os efeitos do ensino híbrido e do uso de tecnologia nas instituições de educação superior durante e depois da pandemia.

O quinto conteúdo é uma reportagem que explora as atividades práticas e laboratoriais. Essas aulas são indispensáveis em vários cursos da graduação – mesmo durante uma pandemia. Mas como promove-las de forma segura? Mostramos como.

Por fim, nosso especial encerra com uma análise sobre o papel essencial da vacina para a retomada da rotina acadêmica.

A produção e a edição do especial Volta às aulas: a retomada do ensino superior em 2021 é de Leonardo Pujol, Danielly Oliveira, Aline Luísa Bisol e Natália Collor.

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.