Insights

Webinar: perspectivas para a inovação educacional

0
inovação educacional

Coautor do livro Inovações Radicais na Educação Brasileira, Flavio Campos fala sobre docência, escolarização e aprendizagem em webinar do Desafios da Educação. Crédito: Pexels.

As perspectivas da inovação educacional, pensadas a partir da docência, da escolarização e da aprendizagem, estiveram em pauta no quarto webinar promovido pelo portal Desafios da Educação.

Realizada em 15 de outubro, Dia dos Professores, a conferência virtual foi conduzida por Flavio Rodrigues Campos, consultor pedagógico do Senac-SP e coautor do livro Inovações Radicais na Educação Brasileira (2019, editora Penso).

Leia mais: Livro reúne experiências inovadoras e “radicais” na educação brasileira

Logo no começo do webinar, Campos afirmou que a inovação educacional precisa ser trabalhada a partir de três perspectivas: da mudança, da renovação e da novidade.

Ele então destacou a importância de experiências e trabalhos de fundamento teórico para o alicerce das práticas de ensino atuais. “O que precisamos é de uma criticidade e de um aprofundamento sobre o processo de inovação”, disse Campos, que também é avaliador de tecnologias educacionais do Ministério da Educação (MEC).

Nesse processo de inovação, a tecnologia é um elemento-chave. “Precisamos pensar a tecnologia como um recurso para a construção de conhecimento, para que não viremos apenas usuários passivos, mas que também tenhamos um multiletramento tecnológico”, afirmou Campos.

Leia mais: Quando a tecnologia está a serviço da educação

Arquitetura inovadora

Quando o assunto é inovação educacional, um dos aspectos em evidência é a arquitetura da instituição. Ou seja, surge a necessidade de refletir sobre o planejamento e a disposição das salas de aulas, das carteiras e das paredes, por exemplo.

Nessa etapa, Campos destacou escolas que desenvolvem práticas pedagógicas inovadoras através de seus projetos arquitetônicos, como a Escola da Ponte, de Portugal, e Lighthouse, da Califórnia (EUA).

Leia mais: “Aulas e turmas são dispositivos pedagógicos obsoletos”, diz fundador da Escola da Ponte

Campos citou outros aspectos da arquitetura inovadora:

Desafios para a docência

Ao falar sobre o papel docente, Flavio Campos citou três elementos que, dentro do enfoque da inovação educacional, devem estar no radar dos professores. São eles:

  • Organização pedagógica;
  • Currículo e conhecimentos;
  • Metodologias e estratégias de ensino.

Leia mais: Não existe educação de qualidade sem bons professores

Segundo Campos, a inovação educacional ocorre quando o “docente consegue articular diversas estratégias e metodologias levando sempre em consideração os fundamentos e a didática da sua profissão”.

De acordo com ele, o protagonismo é dividido no processo de ensino-aprendizagem. Enquanto o aluno é protagonista do seu processo de aprendizagem, ao docente lhe cabem elementos como reflexão, pesquisa e curadoria.

Veja também: Webinar: como as metodologias ativas podem ajudar sua instituição de ensino

Veja também: Webinar: modelos, planos e experiências de ensino híbrido

Veja também: Webinar: o que os alunos querem (e precisam) aprender em matemática

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.