Mercado

Yuval Harari dará aula em pós-graduação no Brasil

0

O historiador israelense Yuval Noah Harari, um dos mais populares pensadores da atualidade, vai estrear como professor em uma universidade do Brasil. A partir de outubro, Harari dará aula na pós-graduação da Pós PUCPR Digital – projeto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná em parceria com a +A Educação, maior edtech do país.

O Pós PUCPR Digital é um programa de pós-graduação lato sensu que une profissionais e pensadores renomados aos mestres e doutores à frente dos cursos de especialização da universidade. O programa estrou em fevereiro passado, com seis cursos em áreas como saúde, tecnologia e gestão.

O portal Desafios da Educação apurou que mais quatro cursos serão lançados no segundo semestre. Todos os 10 cursos da Pós PUCPR Digital terão acesso à disciplina ministrada por Harari, que se chamará Admirável Futuro Novo.

“Trouxemos o maior estudioso sobre o futuro da humanidade para que nossos alunos possam liderar estas mudanças na sociedade”, explicou o professor Vidal Martins, vice-reitor da PUCPR.

As aulas com o professor Harari

Na nova disciplina, o autor de “Sapiens” e “Homo Deus” vai abordar cinco insights para o Brasil – baseado em outro best seller seu, o livro “21 Lições para o Século 21”. “Será uma disciplina intercursos que trará pensamentos sobre presente e futuro do mundo, com um olhar apurado para tecnologia, sociedade e pessoas”, afirma Martins.

A disciplina será 100% online e ministrada em um formato chamado “superclass”.

Gravados com exclusividade para a PUCPR, os vídeos incluem não apenas o conteúdo da aula quanto respostas a perguntas dos alunos enviadas previamente ao historiador. O material ainda será comentado por cinco professores brasileiros, que pretendem explorar os conceitos apresentados por Yuval Harari.

Os cinco eixos da disciplina Admirável Futuro Novo são:

  1. Desafio tecnológico: oficialmente, este tópico é chamado de high tech, high touch. A pergunta fundamental é: o brasileiro é um povo reconhecido pela diversidade cultural, fé, afeto e criatividade. Como encarar face a face o desafio tecnologia versus sensibilidade humana?
  2. Desafio político: quais os principais desafios políticos para o futuro dos países em desenvolvimento como o Brasil?
  3. Desespero e esperança: como manter a esperança diante de uma pandemia? Quais as principais lições que o Brasil pode tirar desse momento?
  4. Verdade: como combater a desinformação e as fake news? E como criar estruturas de acesso a informações confiáveis?
  5. Resiliência: se a mudança é a única constante, como podemos construir sentido e nos preparar para se adaptar a novos cenários?

Interessados devem se matricular pelo site https://posdigital.pucpr.br/.

Leia mais: As previsões de Yuval Harari sobre educação e trabalho em 2050

Harari se junta a outros pensadores

O historiador Yuval Noah Harari se junta a um seleto time de pensadores e personaldiades que ministram aulas na Pós PUCPR Digital. Entre eles estão o médico Patch Adams, a escritora Paula Sibila, o cientista Miguel Nicolelis, o consultor Clóvis de Barros Filho, o navegador Amyr Klink e a cientista Suzana Herculano-Houzel.

Até o momento, os seis cursos do programa são:

  • Big data e marketing intelligence;
  • Saúde 4.0: dados, tecnologia e integralidade;
  • Gamificação aplicada a plataformas digitais e negócios;
  • Saúde mental e desenvolvimento humano;
  • Arquitetura de software e novas tecnologias;
  • Neurociência, psicologia positiva e mindfulness.

As aulas são assíncronas – gravadas. Já o formato adotado nos vídeos lembra o dos masterclass, com o professor falando para a câmera, diretamente para o aluno. “As aulas em primeira pessoa, apoiadas pelos recursos tecnológicos que estamos usando, aproximam os alunos dos professores e ajudam a prepará-los para esse futuro tecnológico e humano”, afirma Celso Kiperman, CEO da +A Educação.

Leia mais: PUCPR lança pós-graduação digital com profissionais e pensadores renomados

Leonardo Pujol
Leonardo Pujol é jornalista e editor do Desafios da Educação. Também é sócio-diretor da República – Agência de Conteúdo, onde colabora para a revista Superinteressante, Piauí, BBC Brasil e HSM Management.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.