EADMercado

Em 2020, Brasil poderá ter até 17 cursos de mestrado EAD

19

O Brasil poderá contar, a partir de 2020, com até 17 cursos de mestrado na modalidade a distância. A projeção tem como base o número de pedidos para Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), cujo edital foi encerrado em 9 agosto de 2019.

Das 652 demandas entregues à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 17 são de cursos de mestrado EAD – nove da área de humanas, cinco multidisciplinares, dois de ciências da vida e um de exatas. As deliberações devem ocorrer a partir de abril de 2020.

curso de mestrado EAD

Polo de EAD da Cruzeiro do Sul, em Sorocaba (SP). Crédito: divulgação.

Parte das propostas são dos grupos Yduqs (antiga Estácio), Cruzeiro do Sul e Ser Educacional, de acordo com o portal de notícias Terra. 

A Ser solicitou abertura de um curso de mestrado a distância em Administração para a Universidade da Amazônia (Unama), mas também projeta para o ano que vem a submissão de propostas para a Uninassau, do Recife, e à Universidade de Guarulhos (Univeritas/UNG). A Cruzeiro do Sul solicitou um mestrado EAD em Estudos da Linguagem.

Leia mais: Os planos da Cruzeiro do Sul para mestrados EAD

Mestrados EAD vão descentralizar cursos

A modalidade a distância para mestrados e doutorados foi regulamentada pela Capes em dezembro do ano passado – e, desde então, despertou atenção de estudantes, professores, acadêmicos e profissionais.

Uma das principais vantagens da nova oferta é a interiorização da pós-graduação no Brasil, o que tende a diminuir a necessidade de deslocamento, os custos e a permanência dos estudantes nos grades centros.

O alternativa é de grande interesse, especialmente para moradores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país – de fato, os estados que mais pesquisam pelo termo “mestrado EAD” no Google são dessas regiões, segundo análise do portal Desafios da Educação na plataforma Google Trends.

A Capes também entende que os cursos de mestrado EAD ajudarão na formação continuada de professores, melhorando a qualidade do ensino básico no país.

Leia mais: Mestrados e doutorados EAD: os efeitos da nova medida da Capes

Doutorado EAD

Em 2019, apenas propostas de mestrado foram aceitas. A solicitação para criação de doutorado a distância só será liberada após a primeira avaliação dos cursos de mestrado.

mestrado ead 2020

Arte: Capes.

Os 17 cursos de mestrado EAD estão em fase de análise pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, da Capes. Na medida em que é aceita, cada proposta é encaminhada para aprovação e reconhecimento do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Posteriormente, em caso de aceite, o curso é homologado pelo ministro da Educação. Dali em diante, as instituições terão até 12 meses, prorrogáveis por igual período, para dar início ao programa.

A depender do tempo de avaliação, é possível que os novos cursos de mestrado EAD estejam disponíveis já em 2020.

A pós-graduação stricto sensu está em ascensão no Brasil – e deve continuar assim com o acréscimo dos cursos EAD. Entre 2008 e 2018, a expansão foi de 73%, chegando a 2.378 cursos de doutorado e 3.514 de mestrado.

Leia mais: Como funcionará a abertura de mestrados e doutorados a distância

Confira a série “Tendências da educação para 2020” 

Bruno Weiblen
Bruno Weiblen é diretor comercial do Grupo A e membro do conselho editorial do portal Desafios da Educação.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    19 Comentários

    1. Ótimo, até que fim vi o Brasil avançar, tomará que continue avançando na área da oferta de cursos stricto sensu na modalidade EaD. Em meu ponto de vista essa atitude da Capes é uma forma de quebrar as barreiras e avançar rumo ao equilíbrio social, econômico dentre outros. Na verdade o que precisamos é de uma política diferente, inovada, uma nova forma de enxergar o mundo. Meus parabéns aos idealizadores que veem se esforçando para a implantação dessa nova ordem.

      1. Adorei porque o stritus senso em ead abre novas oportunidades para quem não pode participar presencialmente e necessita de um m.estrado para almejar um futuro melhor eu gostaria muito que tivesse no RS ou se possamos participar.em outros Estados

    2. Fiquei muito feliz e esperançosa pois pretendo fazer mestrado em 2020 mais trabalho 8 horas diárias. Ser a que dessa vez poderei realizar o meu grande sonho?

    3. Boa notícia para quem sempre deseja fazer um mestrado.

    4. OLÁ.. PRETENDO FAZER O MESTRADO EM 2020..PRECISO DE INFORMAÇÕES!!

    5. Será uma ótima oportunidade pra quem trabalha e tem família como eu, que quero fazer mestrado em matemática.

    6. Gostaria de saber quais foram as instituições que realizaram a inscrição e estão aguardando a aprovação para a oferta do mestrado ead?

    7. Gostaria de maiores informações sobre o mestrado

    8. Espero que aconteça isso de fato. Para mim nesse momento um mestrado EAD é mais viável por conta da localidade que moro e por estar em estagio probatório.

      Que venha 2020 com essas novidades!

    9. Aguardando que se torne real. Anseio por um mestrado e só posso fazer se for a distância.

    10. Gostaria de saber se algum mestrado em Filosofia ou Literatura foi aprovado. E em que instituição.

    11. Mestrado em educacao tem informacao?

    12. Quero fazer mestrado ead na área da educação. Gostaria de saber qual instituição oferece essa modalidade e quanto custa?
      Desde já agradeço.

    13. Tenho muito interesse em fazer Mestrado na área de humanas ou Políticas Públicas, e gostaria de receber maiores informações .

    14. Gostaria de fazer mestrado EAD em Recife na área de humanas ou Políticas Públicas.

    15. gostaria de fazer um mestrado na area da educaçao pos aposentei

    16. Precisamos romper o modelo de ensino tradicional e conservador. Precisamos avançar e inovar no modelo e MÉTODO DE ENSINO.
      a MODALIDADE EAD-TEM QUE ROMPER O MODELO DE ENSINO ULTRAPASSADO, e dar condições para estudar em casa.
      nem todo acadêmico tem condições de se deslocar de uma cidade para outra cidade.

      OBS: torso imensamente que a CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL, MOSTRE compência em ensino

    17. Finalmente. Tive que deixar um curso de Mestrado porque precisava trabalhar.

    18. eu,francisco ferreira pacheco formado em ciencias biologica pela facudade fama e pos graduado em Gestão e Docencia no Ensino Superior na fatech.agora quero fazer um mestrado em ciencia da educação profissional! conto com voces

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.