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As dicas dessa psicóloga para combater a “fadiga do Zoom” na educação e no trabalho

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Cansaço, ansiedade ou preocupação depois de usar excessivamente a videoconferência? Isso pode ser sintomas de fadiga do Zoom. Crédito: Pexels.

Cansaço, ansiedade ou preocupação depois de usar excessivamente a videoconferência? Isso pode ser sintomas de fadiga do Zoom. Crédito: Pexels.

Até aqui, é razoável afirmar que o Zoom (ou o Google Meet, Teams, Skype, Cisco etc.) quase definiu a educação e o trabalho na era da covid-19. Há alguns meses, porém, as pessoas começaram a perceber que todas essas videochamadas os deixam cansados – até mesmo exaustos. Mais até do que em um dia de trabalho ou de aula normal, de forma presencial.

O fenômeno tem nome: fadiga do Zoom.

“De acordo com os cientistas, a causa da fadiga do Zoom é quando a tecnologia interrompe nossos intrincados métodos normais de comunicação humana que foram ajustados ao longo dos séculos para ajudar os humanos a sobreviver”, escreveu Brenda Wiederhold em um editorial na revista Cyberpsychology, Behavior and Social Networking.

Acontece que as chamadas de zoom ao vivo não são tão ao vivo quanto pensamos.

Wiederhold é uma psicóloga clínica licenciada que usa tecnologia avançada, como realidade virtual, para tratar pacientes que passam por trauma ou estresse e também administra uma organização sem fins lucrativos. Ela se juntou ao The EdSurge Podcast para discutir como combater a fadiga do Zoom. Abaixo estão os destaques da conversa, traduzidos e levemente editados pelo Desafios da Educação.

Brenda Wiederhold

Brenda Wiederhold. Crédito: Divulgação.

O que é fadiga do Zoom? É quando você se sente cansado, ansioso ou preocupado depois de usar excessivamente a videoconferência. Parte do motivo é que há um pequeno atraso. Não importa o quão boa seja a sua internet, não importa o quão rápida ela seja, parece que temos um milissegundo de atraso.

Portanto, a comunicação não é em tempo real, embora pareça que sim. Nossos cérebros percebem subconscientemente o fato de que as coisas não estão muito certas. E o fato de as coisas estarem fora de sincronia e estarmos acostumados a estarem em sincronia quando se trata de comunicação olho no olho, nosso cérebro tenta encontrar maneiras de superar essa falta de sincronia. Depois de algumas ligações por dia, começa a se tornar cansativo.

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Usa-se muito o termo “aprendizagem síncrona” na educação para referir às chamadas do Zoom em que o professor está com uma classe de alunos e eles estão aprendendo ao vivo. Mas síncrono pode não ser tão síncrono, afinal? Está correto. Olho no olho, temos comunicação síncrona. Também temos outras coisas que nos ajudam a nos sentir bem quando estamos cara a cara em conversas. Temos liberações de dopamina. Temos o hormônio oxitocina sendo secretado. Esses são hormônios do bem-estar. Então temos toda a linguagem corporal e as dicas. Você vê uma pessoa mover os olhos, fazer uma microexpressão, coisas assim.

Podemos perceber isso facilmente pessoalmente, mas nem sempre captamos essas pequenas nuances quando estamos em uma chamada de Zoom. E se os pegarmos, eles estão fora de sincronia. Você vê uma pessoa sorrindo depois de sorrir.

Também existe um elemento de multitarefa, pois estamos constantemente olhando ao redor da tela, procurando o rosto das pessoas. Quando os clientes me dizem que estão ficando cansados ​​do Zoom, eu digo a eles, antes de mais nada, que não façam várias tarefas ao mesmo tempo.

Se você estiver em uma videochamada, não fique olhando para o seu telefone, não fique olhando para o seu e-mail. Além disso, se você estiver em uma chamada de trabalho e alguém lhe fizer uma pergunta e você não estiver prestando atenção, isso se torna um pouco embaraçoso. A função de bate-papo pode distrair algumas pessoas, mas também pode ser um bom lugar para enviar links de documentos.

Também digo às pessoas que desliguem seus grandes [monitores]. Eu descobri que isso funcionou para mim também. Quando temos contato visual prolongado com aquela [por exemplo, TV de] aparência grande, nossos corpos são inundados com cortisol, o hormônio do estresse. E pensamos automaticamente que há perigo, embora consciente e racionalmente saibamos que não há perigo. Mas apenas por aquela fração de segundo, nossos corpos se aceleram e eles vão lutar ou fugir.

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Então, poderíamos receber doses de cortisol no meio das reuniões do Zoom? Isso parece selvagem. É muito selvagem. Tenho reuniões regulares do Zoom com colegas, e todos concordamos depois das primeiras semanas que não queríamos arrumar nosso cabelo e os caras tinham que colocar uma gravata e as mulheres um pouco de maquiagem para fazer isso. Concordamos em não ter mais nossas câmeras ligadas. E foi incrível. Coemçamos a relatar um ao outro que não estávamos tão cansados ​​depois das chamadas no Zoom.

Você escreveu sobre algumas correções simples, incluindo apenas colocar sua câmera no nível dos olhos. Você pode explicar como isso funciona? Então, os apresentadores têm feito isso naturalmente há muito tempo, mas provavelmente não é natural para eles no começo. É o que chamamos de comportamento aprendido.

Como qualquer outra coisa, você cria um comportamento ou um hábito, repetindo-o continuamente. Então, quando você faz uma chamada de Zoom, você é automaticamente atraído para aqueles rostos sorridentes, mas você precisa realmente estar olhando para sua câmera. Portanto, se você colocar o computador onde a câmera está bem no nível dos olhos, ficará mais propenso a olhar diretamente para a câmera e para a outra pessoa. Parece que você está olhando para eles. E isso vai trazer um pouco mais dessa conexão social.

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Isso pode ser muito importante para professores que precisam prender a atenção de seus alunos e criar uma presença de autoridade. Exatamente. E há outras coisas, como quando você está fazendo uma ligação com a câmera ligada, você quer realmente ter seu pescoço, ombros e cabeça no quadro. Você não quer ficar sentado muito baixo. Então você quer enquadrar apenas a parte superior de você nesse quadro.

Os professores podem precisar mover seus assentos para cima ou ajustar o computador. Eles vão querer olhar para a iluminação, certifique-se de que você não está em uma sala escura. Você não quer a iluminação vindo de trás de você. Você prefere ter isso na sua frente. Você quer falar mais alto do que normalmente faria. Então, isso tende a fazer as pessoas pensarem que você tem mais autoconfiança ou autoridade e que está projetando melhor. Além disso, torna você mais compreendido e mais audível.

Quando você falou sobre comportamentos aprendidos antes, significa que isso é algo que parecerá estranho ou não natural para os educadores? Isso é algo que eles precisam praticar? Com o tempo, a maioria dessas coisas se tornará mais fácil. É como falar em público. Tenho muitos pacientes que têm medo de falar em público, mesmo em uma chamada da Zoom. Não é tão fácil falar se há cinco, 10, 20 pessoas na chamada, mas fica mais fácil com o tempo conforme você pratica.

Uma das habilidades que ensino a todos os meus pacientes que chegam, seja uma criança de 5 anos com autismo ou um artista de elite, é como fazer a respiração diafragmática. Então, ensiná-los a desacelerar sua fisiologia, fazendo aquela respiração agradável, lenta e controlada, e depois fazer com que pareçam mais calmos. Uma vez que seus cérebros começam a ficar mais calmos e seu corpo está seguindo isso, seus corpos ficam mais calmos e seus cérebros os seguem. Então eles transmitem essa calma para o resto das pessoas na chamada.

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Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

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