Insights

Livro gratuito joga luz aos desafios da escola na pandemia; baixe aqui

0

Existe uma grande preocupação e urgência em discutir os efeitos da pandemia do novo coronavírus na educação. Para jogar luz ao tema, um grupo de educadores disponibilizou de forma gratuita o e-book “A escola na pandemia .

Idealizado pelo professor Gustavo Severo Borba e feito em colaboração com outros oito autores, o livro traz os desafios da gestão das escolas, a experiência dos pais, o papel do professor no ensino remoto e uma reflexão sobre o futuro da educação.

>> Baixe aqui gratuitamente o livro “A escola na pandemia” <<

>> Como ser mais maker e menos tela no ensino remoto

>> “Mapas de Foco” da BNCC avaliam impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos

>> Aula baseada em projetos gera valor à aprendizagem

>> A Uniamérica estava preparada para a pandemia. O segredo? Ensino híbrido

Recém-lançado, o e-book apresenta diversas visões sobre os efeitos do coronavírus na educação. Crédito: Vecteezy.

Recém-lançado, o e-book apresenta diversas visões sobre os efeitos do coronavírus na educação. Crédito: Vecteezy.

O e-book “A escola na pandemia” inicia com o texto da diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV, Claudia Costin. Ela apresenta uma visão sistêmica do contexto global da pandemia aprofundando questões relativas ao Brasil.

Ela diz que o Brasil já vivia uma grande crise de aprendizagem – e que foi acentuada com a pandemia do novo coronavírus. “Há um grande risco de um aumento expressivo de desigualdades educacionais e de agravamento geral da crise de aprendizagem”, escreve.

No segundo capitulo da obra, Monica Timm descreve os desafios da gestão das escolas e da sala de aula no contexto da pandemia. Timm é mestra em Gestão Educacional, especialista em Gestão Empresarial e licenciada em Letras.

Para ela, os prejuízos decorrentes do novo coronavírus são muitos e vêm na forma de inadimplência, evasão escolar e até mesmo fechamento de muitas escolas. No entanto, há também enormes possibilidades de qualificação das formas de ensinar e aprender que devem continuar no pós-pandemia.

Leia mais: Nenhum estudante vai perder o ano letivo, afirma ex-secretária do MEC

Designer de serviços digitais na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Caio Dib compartilha no terceiro capítulo sua percepção sobre o atual momento de pandemia a partir da interação com professores espalhados pelo país. “Muito do que estamos vivendo hoje pode se tornar padrão”, afirma.

Para ele, é importante não lidar com a pandemia como um momento atípico que logo não existirá mais.

O comunicador Marcos Piangers é o autor do quarto capítulo de “A escola na pandemia”. Ele escreve sobre a experiência como pai e sugere o tipo de escola ideal para a atual geração. Piangers é pai da Anita, 15 anos, e da Aurora, 8. O autor lançou junto com o professor Gustavo Borba, em 2019, o livro “A Escola do Futuro.

Piangers diz que as aulas virtuais têm o pior de todos os mundos: os pais não conseguem trabalhar, os professores não conseguem ensinar, os alunos não conseguem aprender. “Todos estão ansiosos”, diz Piangers. “Sem saber se estão perdendo agora mais um compromisso virtual, uma live da aula de artes ou uma tarefa que deveria ter sido entregue por e-mail”.

No capítulo seguinte, o professor da graduação de Comunicação Digital da Unisinos, Gustavo Mini, lança seu olhar sobre o contexto da família brasileira e como ainda existem desafios para superar as desigualdades.

Leia mais: Pais e responsáveis, uni-vos: como apoiar o ensino dos filhos na quarentena

No sexto capítulo há um relato pessoal do Felipe Dib sobre a importância do ensino e da aprendizagem de idiomas. Graduado em Relações Internacionais, Dib tem especialização em ensino de Inglês.

Os últimos três capítulos focam em pesquisa e ensino superior. Gustavo Borba descreve algumas questões relacionadas a importância e papel do professor no processo de engajamento remoto.

Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, amplia o olhar para a necessidade de ciência e tecnologia para superarmos as crises e problemas impostos pelo Coronavírus. Judy também é professor e pesquisador da PUCRS, nas áreas de sistemas de informação e engenharia de software.

No último texto, o professor universitário na Universidade Federal de Juiz de Fora, Paulo Barone, apresenta um olhar aberto e ampliado sobre as relações entre pesquisa, inovação e tecnologia no contexto atual.

Gustavo Severo Borba, organizador do livro A escola na pandemia, é engenheiro, mestre e doutor em engenharia de produção e especialista em Design Estratégico. Atua como gestor no ensino superior desde 2003. Atualmente, é diretor do Instituto de Inovação na Educação da Unisinos.

>> Baixe aqui gratuitamente o livro “A escola na pandemia” <<

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.