EAD

MEC prorroga aulas online no ensino superior até dezembro

0
MEC prorroga aulas online nas IES federais. Crédito: Agência Brasil.

MEC prorroga aulas online nas IES federais. Crédito: Agência Brasil.

O Ministério da Educação (MEC), publicou nesta quarta feira (14) no Diário Oficial da União uma portaria que prorroga a autorização de aulas online em instituições federais de ensino superior até 31 de dezembro de 2020.

Motivado pelas medidas de contenção à pandemia de coronavírus, o documento também flexibiliza os estágios e as práticas em laboratório virtuais nesse período, exceto nos cursos da área de saúde.

Esta já é a terceira vez que o prazo é prorrogado. Em março, o MEC já havia publicado a primeira portaria que tratava sobre o tema com validade de 30 dias. Depois publicou uma segunda portaria que permitia o ensino remoto até o fim da pandemia. Porém, desta vez, a autorização para aulas remotas é estendida até o fim de 2020.

Leia mais: As orientações do MEC para escolas e faculdades durante a pandemia

As instituições de ensino terão autonomia para definir o currículo de substituição das aulas presenciais. Além da disponibilização de recursos a estudantes para que eles possam acompanhar as aulas, e a realização de atividades durante o período de distanciamento físico.

O documento prevê ainda que as instituições podem suspender as atividades acadêmicas presenciais pelo mesmo prazo, mas elas deverão ser respostas integralmente quando for seguro retomar as atividades. Com a nova portaria, as instituições de ensino superior podem efetivar seus planos pedagógicos com o ensino híbrido e implantar inovações educacionais e tecnológicas.

*Com informações da Agência Brasil.

Leia mais: É seguro reabrir escolas? Veja o que dizem especialistas em saúde

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.