EADOpinião

Nova portaria acelera “hibridização” do ensino superior

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Se o mindset do alunado, a economia de investimentos e as tecnologias educacionais ainda não haviam convencido as IES a oferecer educação a distância aos alunos, a nova lei que permite até 40% de EAD forçará a virada. No dia 11 de dezembro, o governo federal emitiu a Portaria 2.117/2019 que permite ampliar a carga horária a distância dos cursos presenciais – podendo, assim, ofertar disciplinas EAD em até dois dos cinco dias de aula por semana.

Leia mais: Especialistas comentam ampliação da carga horária EAD para 40%

Aposto que demos início ao novo ciclo da educação superior. Muito em breve, a maioria dos cursos será híbrida. O turno noturno e a distinção entre educação a distância e presencial deixarão de existir. A nova lei, ao que parece, formalizou e acelerou uma tendência mundial.

É impossível não aproveitar a tecnologia como meio (nunca “fim”) para qualificar a educação e reposicionar o papel do aluno (para o centro) e do professor (como mediador) no processo de aprendizagem. Cabe agora aos gestores repensarem seus recursos e estruturas internas para reposicionar seus cursos.

Tecnologia para educação digital, como tudo, existe boa e ruim e exige grande customização e suporte para ser implementada. Além disso, a estrutura não colherá os melhores resultados sem prototipação.

Por isso a formação docente é primordial. Professores que saibam usar os recursos, que trabalhem em rede, que sejam designers de currículo e tutores do aprendizado individualizado dos alunos são extremamente necessários. E precisam capacitação para isso!

Mãos à obra: é hora de aprender e instituir o flipped classroom (sala de aula invertida), as metodologias ativas, a aprendizagem adaptativa, os laboratórios virtuais, a realidade virtual e todo arsenal que acompanha a educação a distância de qualidade. Se quiser saber mais sobre essas práticas e métodos inovadores, basta acompanhar os artigos, vídeos e reportagens publicados no portal Desafios da Educação.

Confira a série “Tendências da educação para 2020” 

Leia outras reportagens especiais do Desafios da Educação.

Adriane Kiperman
Adriane Kiperman é diretora editorial do Grupo A Educação e membro do Conselho Editorial do portal Desafios da Educação e das Revistas Pátio.

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