Avaliação

O impacto das plataformas de avaliação online no ensino superior

0

Verificar a aplicação dos planos de ensino é um desafio e tanto na educação superior. Envolver toda a instituição de ensino em um método único de avaliação aumenta o grau de esforço da tarefa. Para desempenhar bem as duas missões, as plataformas de avaliação online surgem como solução.

As plataformas de avaliação online permitem, por exemplo, a criação automática de avaliações com base em um portfólio com dezenas de milhares de questões. Assim, é possível criar provas completas e de alto nível – a partir de questões validadas estatisticamente pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). O que gera equilíbrio de dificuldade nos testes.

O ganho de agilidade aparece na montagem das provas. A depender dos objetivos, a montagem pode estar nas mãos do professor ou – no caso da avaliação dos planos de ensino – centralizada na instituição. O mesmo vale para a aplicação e distribuição das provas, em um processo que se beneficia do maior controle e segurança proporcionado por um sistema profissional de avaliação.

Além disso, o ideal é que as questões sejam vinculadas com as unidades de aprendizagem (UAs) utilizadas pela instituição no ambiente virtual de aprendizagem (AVA ou LMS, na sigla em inglês).

Ao mesmo tempo que enxuga a operação, essa sinergia garante desempenho por permitir que a IES focalize no ensino e na melhoria acadêmica – o que também significa menos custo e menos tempo perdido.

Leia mais: Metodologias ativas: o que é, como aplicar e as mais conhecidas | Guia 2021

As plataformas de avaliação online permitem a criação automática de avaliações com base em um portfólio com dezenas de milhares de questões. Crédito: Pexels.

As plataformas de avaliação online permitem a criação automática de avaliações com base em um portfólio com dezenas de milhares de questões. Crédito: Pexels.

Governança sob os planos de ensino

Uma coisa é certa: a verificação da aplicação dos planos de ensino precisa ser feita de forma sistemática, acompanhando o desempenho de professores e estudantes. Um exemplo é a aplicação de provas institucionais de ensino e aprendizagem ao final de cada período letivo, com peso sobre a nota do aluno.

Como vimos até aqui, a geração e aplicação de testes com conteúdo de qualidade e de maneira unificada têm muito a ajudar nesse sentido. Mas, para finalizar, ainda é necessário corrigir e entregar os resultados para alunos, professores e gestores.

A correção e o fluxo de notas das plataformas de avaliação online ocorrem automaticamente, centralizando todos os resultados em um dashboard. Os dados e relatórios podem, então, ser compartilhados de forma segura e automática com o time acadêmico.

Com essas informações detalhadas em mãos, os diretores, coordenadores de curso e professores avaliam erros e acertos na aplicação dos planos de ensino. E, se necessário, definem as estratégias de intervenção pedagógica para aperfeiçoar sua aplicação ao longo do tempo.

Leia mais: Nota máxima: a receita de três coordenadores para obter conceito 5 no Enade

Impacto no Enade

Desde a consolidação do Enade como um dos mais importantes indicadores de qualidade das IES brasileiras, ter um bom desempenho no exame tornou-se um diferencial no cada vez mais concorrido mercado do ensino superior brasileiro.

A obsessão por melhorar a nota do Enade faz com que muitas instituições invistam nos cursos que estão prestes a participar do exame. Costumam se sair melhor, contudo, aquelas IES que adotam plataformas de avaliação online para aplicar provas institucionais de ensino e aprendizagem, verificando a aplicação dos planos de ensino e fazendo correções pedagógicas pontuais.

Isso familiariza o aluno com o estilo das questões e facilita a absorção do conteúdo. Ou seja, além de proporcionar uma melhoria contínua no Enade – via gerenciamento de resultados pelos coordenadores e professores –, as provas têm um caráter formativo fundamental para a aprendizagem do aluno.

Leia mais: Como melhorar o desempenho dos cursos de Medicina no Enade

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.