Insights

Brasil tem pós-graduação em rock, cultura do perfume e até maçonaria

0
pós-graduação diferente

Uma pós-graduação diferente? Pois o Brasil tem várias opções. Crédito: Freepik.

Quem investe em pós-graduação geralmente opta por cursos específicos ou gerais de áreas como Direito, Pedagogia, Engenharia, Medicina e Comunicação, entre outras. Mas o mercado também oferece capacitações inusitadas, diferentes e que você talvez não conheça.

Nos Estados Unidos, por exemplo, há um mestrado em fantoches. Na Inglaterra, uma pós-graduação em Beatles.

E no Brasil? Bem, desde 2017 há uma pós graduação voltada para o estudo da maçonaria. A especialização, validada pelo Ministério da Educação (MEC), é oferecida pela Uninter na modalidade a distância.

A maçonaria se diz uma fraternidade filosófica, filantrópica e educativa. O curso Maçonologia: História e Filosofia prevê um estudo da maçonaria dividido em três períodos: antigo, primitivo ou lendário; medieval ou operativo; e o moderno ou especulativo.

O especialista em maçonologia adquire conhecimentos de história e da estrutura maçônica para atuar como docente nas áreas de história, filosofia e conhecimentos gnósticos. Para isso, faz disciplinas como “legislação e estrutura maçônica” e “geometria sagrada e a visão cabalística”.

Leia mais: O que muda na pós-graduação, agora que TCC não é mais obrigatório

Rock, perfume, capelania e outros

Escola do Rock se tornou um filme clássico da cultura pop ao mostrar um guitarrista que, depois de ser demitido de sua banda, se disfarça de professor e forma uma banda de rock com alunos da quinta série. Pois a Faculdade Santa Marcelina, com campi em São Paulo e Paraná, oferece algo no mínimo diferente: uma pós-graduação em Rock.

O curso é presencial, na unidade de Perdizes (na capital paulista) e tem três semestres de duração. Um de seus objetivos é desenvolver uma pesquisa científica voltada ao Rock, uma vez que os cursos superiores de música disponíveis no Brasil são mais voltados aos gêneros de música instrumental, como o Jazz.

No mesmo campi, a faculdade oferece pós-graduação em Cultura do Perfume. Nela, os alunos passam por um processo de alfabetização olfativa – uma maneira de conhecer fragrâncias e matérias primas usadas na indústria da perfumaria. Com duração de 18 meses, o curso é voltado aos profissionais que atuam no setor de perfumaria, beleza e cosméticos.

Em matéria de pós-graduação diferente também há no Rio um curso em Hipnose da Saúde. No Paraná, há outra em Capelania e Aconselhamento Pastoral.

Já a Ensino Einstein, do Hospital Israelita Albert Einstein, oferece pós em Experiência do Paciente. A ESPM, por sua vez, tem um MBA em Negócios cleantech: sustentabilidade com resultados – com foco em desenvolvimento sustentável e ao consumo consciente. Todas as opções são validadas pelo MEC.

Leia mais: A diferença entre faculdade, centro universitário e universidade

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.