Mercado

Obituário: o professor Gabriel Mário Rodrigues, fundador da Anhembi-Morumbi, morre aos 88 anos

0

Gabriel Mário Rodrigues, um dos responsáveis pela relevância alcançada pelo ensino superior privado no Brasil, morreu no último sábado, 11 de janeiro de 2021. Ele tinha 88 anos.

Professor Gabriel, como era chamado, morreu devido a complicações de um câncer nas vias biliares. Seu sepultamento ocorreu no domingo em Itapecirica da Serra (SP). Ele deixa esposa, três filhas, oito netos e três bisnetos.

Gabriel Mário Rodrigues

Gabriel Mário Rodrigues. Créditos: Divulgação/ABMES.

Gabriel Mário Rodrigues foi um pioneiro – e, ao longo da vida, atuou por mais de 50 anos no ensino superior privado. Ele criou o primeiro curso superior de Turismo do Brasil em 1971, pela Faculdade de Turismo do Morumbi. 

Ele também é um dos fundadores da Universidade Anhembi-Morumbi, presidente do Semesp e presidente do conselho de administração da ABMES, entidade da qual também foi diretor presidente de 2004 a 2016. Comandou, em 2013, a fusão do Anhanguera Educacional com a Kroton, criando um dos maiores grupos educacionais do mundo. Atualmente, era membro do conselho de fundadores da Cogna Educação (ex-Kroton). 

O professor Gabriel também é autor do livro Os Desafios da Gestão Universitária Contemporânea, publicado pela editora Penso. A obra faz uma análise profunda dos caminhos do management universitário, oferecendo grandes contribuições para a modernização do ensino superior brasileiro. 

Gabriel Mário Rodrigues tem mais de 500 artigos publicados no Blog da ABMES e na Revista Ensino Superior, além de contribuições para diversos periódicos, sempre atento a temas como inovação, criatividade e novas tecnologias e preocupado com as questões relacionadas à formação de recursos humanos para acompanhar o desenvolvimento do país e as novas demandas mundiais.

Em nota, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) disse que Rodrigues “foi um homem à frente do seu tempo e inquieto em suas ideias, valores, propostas e preocupações em relação ao universo educacional. Um amante do ensino virtual e das novas tecnologias.”

Rodrigo Galindo, CEO da Cogna, escreveu: “Nesse momento em que valorizamos a importância de democratizar o acesso à educação, façamos presente a altivez do Professor Gabriel Mário Rodrigues”.

O Desafios da Educação presta condolências aos familiares e aos amigos do professor Gabriel. 

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.