Tecnologia Educacional

SAGAH se consolida como referência em soluções educacionais

0

Edtech atualiza sua plataforma, agora mais flexível e amigável ao usuário, e já impacta a rotina de mais de 1 milhão de alunos

Quando chegou ao mercado, no fim de 2014, a SAGAH tinha um enorme desafio: levar às instituições de ensino superior brasileiras soluções tecnológicas completas, capazes de impulsionar a educação a distância e quebrar velhos paradigmas. Como? Tudo começa pela transformação do processo de ensino e aprendizagem a partir da autonomia do aluno.

Tamanha disrupção só foi viável graças a um conjunto de recursos alinhados às principais tendências internacionais do segmento. Logo, não foi sem bons motivos que a Sagah se consolidou como a principal solução educacional do país.

Presente na rotina acadêmica de mais de 1 milhão de estudantes –além de professores e gestores educacionais –, a edtech tem crescido a passos largos nos últimos anos. Três anos atrás, eram 140 mil alunos impactados, 6,2 mil unidades de aprendizagem (as UAs) e 410 disciplinas.

Impulsionada pela consolidação da EAD e acelerada pelo distanciamento social imposto pela pandemia, a unidade de negócios da +A Educação (antigo Grupo A Educação) conta agora com 18 mil UAs e mais de 1 mil disciplinas. Suas soluções se estendem a 54 cursos de graduação, quase o dobro de três anos atrás.

Soluções educacionais disruptivas

Na opinião de Daiana Rocha, gerente acadêmica da +A Educação, a conquista desses números se deve, em boa parte, a marcos recentes. Entre eles, a implementação da ferramenta de edição de conteúdo, a possibilidade de ocultar itens dentro da UA, a flexibilidade nos exercícios e a adoção de um novo catálogo.

Mas a maior novidade está em plena fase de aplicação nas IES parceiras. Trata-se do SAGAH 2.0, uma modernização completa da plataforma, ainda mais focada na experiência do usuário.

“Ficamos quase um ano fazendo estudos de usabilidade baseados em métodos ágeis. Embora os itens da metodologia continuem os mesmos, a experiência em si e algumas funcionalidades foram ampliados”, explica Daiana Rocha.

A solução vem sendo entregue às IES parceiras desde dezembro passado.

Leia mais: Como a integração de tecnologias está revolucionando a EAD

A SAGAH 2.0 está presente tanto na ferramenta de entrada quanto no pacote SAGAH PRO – que vem sendo mais demandado pelas IES. Quem contrata o novo plano conta com recursos diferenciados, como um portfólio mais robusto de conteúdos, avaliação online, realidade virtual e aumentada (RV e RA), projetos integradores, TCCs e estágios.

Segundo Daiana Rocha, a SAGAH PRO é a única plataforma do mercado brasileiro a oferecer em um único pacote integrado a possibilidade de:

  • Criar cursos em escala;
  • Oferecer ao aluno conteúdo em diversos formatos que respeitam as diferentes formas de aprender;
  • Permitir ao professor a edição de conteúdo;
  • Gerar relatórios analíticos para combate à evasão;
  • Disponibilizar biblioteca EaD;
  • Implementar provas online;
  • Apoiar as instituições na implantação de uma plataforma de Projetos Integradores que viabiliza o cumprimento da carga-horária extensionista exigida pelo Ministério da Educação.

O relacionamento direto e facilitado com o cliente também é motivo de destaque, conforme a gerente acadêmica da +A. “O processo de implantação é extremamente cuidadoso, feito em parceria com a área acadêmica da IES, e prevê a capacitação do corpo docente e técnico para que se tenha a adoção 100% de todos os recursos disponíveis.”

Outra vantagem é a flexibilidade proporcionada para as IES migrarem cursos para o EAD, ou atenderem os 20% ou 40% da modalidade presencial, com qualidade e em consonância com metodologias ativas e demais metodologias aplicáveis ao ensino superior.

Com isso, quando as instituições se viram obrigadas a migrar rapidamente seus cursos para a versão online por conta da pandemia, a SAGAH ofereceu todo suporte necessário para que o processo fosse feito de maneira ágil, segura e assertiva.

Leia mais: O guia que vai ajudar sua IES a ter um AVA engajador e de qualidade

Por dentro de uma UA

As unidades de aprendizagem da SAGAH nada mais são do que ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem. Seu desenvolvimento é feito por professores com perfil acadêmico sólido e profissionais com ampla experiência em suas respectivas áreas.

Cada UA é formada por conteúdos e atividades que fazem do aluno protagonista do processo de construção do conhecimento. Como as UAs são independentes, as IES podem ter suas necessidades atendidas inclusive com a construção de disciplinas personalizadas. Entre as mais de 18 mil UAs, cada uma conta com, no mínimo:

  • Uma apresentação;
  • Um infográfico;
  • Um capítulo de livro;
  • Um desafio;
  • Cinco exercícios;
  • Um case aplicando o conteúdo na prática;
  • Links complementares para aprofundar conhecimentos. Aqui, o aluno pode encontrar peças interativas, jogos, podcasts, vídeos gravados em estúdio e ambiente profissional ou com técnicas diferenciadas.

Para montar seu portfólio de UAs, a SAGAH conta com uma equipe especializada na prospecção de docentes. Atualmente, são cerca de 850 professores, entre conteudistas e revisores técnicos ativos no banco de talentos. Desse total, 310 são doutores, 442 são mestres e 97, especialistas.

Leia mais: Curricularização da extensão abre espaço para projetos integradores

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.