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Os trechos abaixo compõem o primeiro capítulo da 2ª edição de “ O papel do ateliê na educação infantil: a inspiração de Reggio Emilia “ . Lançado em 2019 pelo selo Penso, do Grupo A, o livro narra experiências de crianças que interagem com materiais ricos – e como isso impacta na abordagem de creches e pré-escolas para a construção e a expressão do pensamento e da aprendizagem.
“Não esconderei de você toda a esperança que investimos na implementação do ateliê . Sabíamos que seria impossível pedir mais. Ainda assim, se pudéssemos, teríamos ido além, criando uma escola […] formada inteiramente por laboratórios semelhantes ao ateliê. Teríamos construído uma […] escola formada por espaços onde as mãos das crianças pudessem estar ativas para “fazer bagunça”. Sem possibilidade de se entediar, mãos e mentes se envolveriam em uma grande alegria libertadora, de modo ordenado pela biologia e pela evolução.”
A fala acima é de Loris Malaguzzi, considerado o pai da abordagem Reggio Emilia. A citação abre o primeiro capítulo da 2ª edição de O papel do ateliê na educação infantil: a inspiração de Reggio Emilia . Na condição de quatro organizadores, temos muito prazer em compartilhar com vocês alguns trechos deste capítulo.
Recebemos muito incentivo para ampliar e atualizar este livro com muitas das iniciativas e dos avanços mais recentes e empolgantes, tanto em Reggio Emilia quanto na América do Norte. Vocês encontrarão alguns capítulos novos e outros que permanecem inalterados.
A argila, o desenho, a pintura, tudo isso vira um canal de elaboração e construção de conhecimento. Crédito: Pexels.
A importância do ateliê, ou do studio (como costuma ser chamado na América do Norte), no apoio a formas estéticas e poéticas de conhecimento é maior do que nunca. Por meio de histórias, os capítulos deste livro apresentam esse tipo de aprendizagem rica e profunda.
Esta 2ª edição de um livro sobre o desenvolvimento do ateliê na América do Norte continua sendo uma expedição em território desconhecido. A 1ª edição foi o primeiro livro do tipo a tratar especificamente dos valores e do clima de aprendizagem inspirados no ateliê de Reggio Emilia, que Loris Malaguzzi evoca na citação.
Portanto, enxergamos o livro como um convite para olhar a realidade como se ela pudesse ser de outra forma. Acreditamos que o ato de olhar profundamente e enxergar as circunstâncias por outro viés tem potencial para reestruturar e reformar nossas experiências de ensino e de aprendizagem. O ateliê é, de uma só vez, uma ideia e um lugar que deu início a esse tipo de transformação.
A transformação do ensino e da aprendizagem na América do Norte, que descrevemos neste livro, tem suas raízes na experiência das pré-escolas e creches municipais da cidade de Reggio Emilia, localizada no norte da Itália.
Essas escolas nasceram a partir de um movimento progressista italiano da década de 1950. Influenciadas pelo trabalho de Piaget, Dewey, Montessori, Hawkins e outros pensadores inovadores em educação, psicologia, biologia e arquitetura, entre outros campos, elas foram sabiamente apoiadas desde o começo pelos governos regional e local.
Um dos pilares centrais da abordagem de Reggio Emilia, que tem orientado e continua a motivar o trabalho dos educadores italianos, é a ideia de que toda criança é criativa, repleta de potencial e tem o desejo e o direito de produzir sentido a partir da vida dentro do contexto de relacionamentos ricos em muitos sentidos e usando muitas linguagens. Foi a partir dessa premissa fundamental que o ateliê foi concebido e desenvolvido, e ainda evolui.
Nós, certamente, tivemos muita sorte de que vários educadores italianos tenham contribuído com sua experiência e suas ideias para este livro, bem como suas reflexões mais recentes sobre o desenvolvimento e o potencial do ateliê, por meio de suas entrevistas a Lella Gandini e seus próprios textos. O livro apresenta um diálogo entre culturas, ideias e teorias e práticas em constante aprofundamento.
Em vários capítulos, refletiremos sobre as práticas alimentadas e desenvolvidas em um ateliê, as quais nascem de posturas e disposições possíveis em uma escola com ou sem um espaço físico chamado de ateliê. Refletindo sobre a maneira como trabalhamos com as crianças e entre nós mesmos, passamos a adotar aquelas práticas que se encaixam como um quebra-cabeça ou prisma. Acreditamos, reconhecemos e respeitamos as seguintes:
Tanto os autores italianos quanto os norte-americanos também abordarão os aspectos mais tangíveis do ateliê, incluindo histórias sobre a organização e o cuidado com o ambiente e os materiais, pequenos e grandes projetos explorados em muitos espaços dentro de uma escola e os sistemas do ateliê (como modo de trabalhar e como espaço físico) que promovem cooperação, raciocínio profundo e produção de sentido entre todos os membros da comunidade de aprendizagem.
Por meio do diálogo, observamos que muitas dessas práticas se integraram ao nosso estilo de ensinar e trabalhar. Essas posturas estão no coração da filosofia de Reggio, e queremos que elas definam o espírito das escolas onde trabalhamos.
A técnica de atêlie não se organiza por aulas. Ele está centrado na experiência da criança. Crédito: Marcos Santos/USP.
Nossas próprias transformações profissionais e pessoais foram moldadas por muitas ideias e perguntas, por exemplo:
Essas e outras perguntas criam o contexto deste livro e serão examinadas e entretecidas em suas páginas.
Saiba mais (livro) : O papel do ateliê na educação infantil: a inspiração de Reggio Emilia.
Título:
O papel do ateliê na educação infantil: a inspiração de Reggio Emilia
Autores:
Lella Gandini ,
Lynn T. Hill, Louise Cadwell , Charles Schwall
Editora:
Selo Penso, Grupo A Educação
Ano:
2019
N° de páginas
: 224
Preço médio
: R$ 55,00
Por Redação Pátio
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