Espaço para troca de experiências ligadas a avaliação na educação, desde provas, questões, tendências e novos métodos de análise de aprendizagem dos alunos.
As avaliações continuam essenciais no ensino, mas a inteligência artificial tem revolucionado sua aplicação, otimizando o tempo dos professores e proporcionando feedback mais rápido e eficiente aos alunos.
Você já parou para pensar exatamente para que serve uma avaliação? Muito além de atestar o quanto um estudante aprendeu, avaliações são importantes instrumentos de melhoria de todo o processo de ensino-aprendizagem, desde a metodologia até as condições materiais de estudo.
Como garantir a confiabilidade dos exames, evitando que os alunos acessem o celular ou mudem de aba no navegador para burlar a prova? Uma forma de fazer isso é usar a tecnologia conhecida como proctoring.
Escolher o formato de prova mais adequado aos seus alunos pode se tornar uma dor de cabeça. Para chegar ao melhor formato de prova, a primeira pergunta a ser feita pelo professor é a seguinte: o que eu pretendo avaliar?
A educação a distância trabalha com uma série de funcionalidades no ambiente digital, como LXP, LMS e plataformas de avaliação. Para que elas cumpram seu papel, precisam ser confiáveis e atuar como ponte para o ensino e aprendizagem.
O 26º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (FNESP) trouxe debates plurais sobre o futuro da educação no Brasil. Um destaque foi um dos episódios do podcast Gestão do Ensino Superior sobre a parceria do Centro Universitário Integrado com a Plataforma A.
O texto aborda o papel dos professores na educação a distância e como suas práticas e adaptações influenciam a qualidade do ensino e a experiência dos alunos. Também discute a relação entre as responsabilidades docentes e as estruturas institucionais e tecnológicas, oferecendo uma análise crítica sobre o impacto dos educadores na evolução do EaD.
O ensino superior está passando por uma transformação profunda, marcada pela ruptura com o modelo tradicional de educação universitária. Essa mudança não aconteceu de forma repentina, mas vem sendo implementada gradativamente, à medida que tecnologias inovadoras são incorporadas ao ambiente de aprendizagem.
A participação da Plataforma A no 26º FNESP reforçou a importância de colocar o aluno no centro da educação digital. No evento, Rodrigo Severo apresentou um case de sucesso da Pós PUCPR Digital, destacando o papel da tecnologia mediada pelo fator humano no ensino superior.
Como usar a tecnologia para beneficiar o aprendizado dos alunos? A questão esteve no centro das discussões do 26º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (FNESP).
O 29º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) girou em torno do debate sobre a Portaria nº 528, que estabeleceu um prazo para a criação de novos referenciais de qualidade e um Marco Regulatório para a oferta de graduações na educação a distância.
Um ambiente virtual controlado , projetado para proporcionar experiências realistas sem abrir mão do conforto e da segurança, é uma excelente resposta a essa necessidade.