Provas impressas x provas digitais: como integrar as duas realidades?

Redação • 22 de abril de 2025

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    Entre as diversas mudanças pelas quais a educação passou nos últimos anos, talvez a mais impactante tenha sido a forma de avaliar os estudantes. 


    Por muito tempo, o único jeito de aplicar provas escritas era imprimi-las e distribuí-las em salas lotadas. Sem dúvida, uma atividade trabalhosa — e até onerosa — para as instituições de ensino superior (IES). 


    A digitalização trouxe agilidade ao processo avaliativo, reduzindo custos e proporcionando uma experiência de aprendizagem mais flexível. Além disso, viabilizou a correção automatizada em tempo real e a geração de relatórios analíticos precisos sobre o desempenho dos estudantes. 


    Mas será que uma coisa substitui a outra? Ou o futuro das avaliações está justamente no equilíbrio entre os dois modelos? 


    Neste post, você entenderá qual é a melhor maneira de integrar provas impressas e digitais, tornando o processo avaliativo mais eficiente e acessível para diferentes modalidades de ensino. 


    Do papel para a tela: a transição do processo avaliativo 


    Durante décadas, a prova impressa foi o principal instrumento de avaliação. Quem é das “antigas”, lembra do trabalho que dava fazer as cópias, uma a uma, com um mimeógrafo. 


    As impressoras otimizaram essa etapa do processo, mas as demais — elaboração, distribuição, correção e feedback para os alunos — continuavam esbarrando em limitações logísticas. 


    Com o avanço da tecnologia, surgiram soluções educacionais para otimizar todo o processo avaliativo, oferecendo agilidade, segurança e escalabilidade. Mais do que uma alternativa à aplicação tradicional de exames, as plataformas digitais de avaliação incorporaram métodos inovadores de correção, análise e gestão de resultados. 


    Isso não significa, porém, que as provas impressas devam desaparecer. O pós-pandemia mostrou justamente o contrário. Durante o isolamento social, muitos estudantes conseguiram se adaptar bem ao formato de educação a distância (EaD), enquanto outros mal podiam esperar pelo retorno das aulas presenciais. E, entre eles, ainda havia quem defendesse uma terceira via. 


    Em 2023, uma pesquisa encomendada pelo Google à Consultoria Educa Insights apontou o crescimento da preferência pelo modelo híbrido — ou semipresencial — entre os brasileiros. Dos cerca de mil entrevistados para o estudo, 40% disseram ser adeptos do formato. 


    Isso ocorre porque o ensino híbrido oferece o melhor de dois mundos, proporcionando flexibilidade sem abrir mão das experiências in loco. No processo avaliativo, essa abordagem é estratégica, pois permite que as provas se adaptem à realidade de diferentes disciplinas, cursos e perfis de alunos. 


    Benefícios e desafios de diferentes formatos 


    Ao recorrer a diferentes formatos de provas, a IES precisa estar atenta às particularidades de cada um. 


    No papel, o processo é direto e não depende de internet ou equipamentos. Mas a logística é pesada, o tempo de correção é longo e há mais custos com impressão e transporte. 


    No digital, tudo flui mais rápido. As provas são aplicadas e corrigidas com agilidade, e os dados ficam disponíveis para análise praticamente em tempo real. Em contrapartida, o acesso à tecnologia pode ser um desafio em algumas regiões ou para determinados públicos. 


    O modelo híbrido é um meio de garantir que nenhum estudante seja prejudicado. A padronização dos critérios avaliativos e a unificação dos processos de correção e análise asseguram isonomia, independentemente do meio utilizado. Por isso, é importante que as IES adotem ferramentas que possibilitem essa integração de forma simples, escalável e segura. 

     

    O que é preciso saber antes de aplicar avaliações híbridas 

     

    Quando se fala em aplicação de prova híbrida, alguns pontos são fundamentais para que o processo ocorra de forma tranquila. Responder a algumas perguntas-chave antes de iniciar as atividades pode ajudar nessa gestão: 

     

    • Quando a prova vai acontecer? 
    • Quais atividades envolvem o processo avaliativo (o aluno se agenda, pode trocar de polo, haverá período de recursos)? 
    • Quanto tempo preciso para imprimir todos os documentos de prova? 
    • Qual a capacidade dos meus laboratórios? Eles são adequados à prova online? 

     

    É necessário ter respostas a essas perguntas ainda na etapa inicial do processo, para que a aplicação da prova ocorra de forma segura e sem dificuldades, tanto para o aluno quanto para a instituição. Respondê-las deve ser um exercício recorrente da IES, como um checklist para dar o pontapé inicial no calendário avaliativo. 


    Tecnologia para conectar todos os formatos 


    A Plataforma de Avaliações foi pensada para dar conta de todas as particularidades do processo avaliativo. Desenvolvida pela Plataforma A, essa solução permite que as IES criem e distribuam provas tanto no modelo impresso quanto no digital — tudo no mesmo sistema. Isso significa mais controle, organização e uma experiência consistente para coordenadores, professores e estudantes. 


    Entre os diferenciais da Plataforma de Avaliações, destacam-se: 


    • Criação de provas em múltiplos formatos com o mesmo banco de questões; 
    • Logística facilitada para instituições com vários polos; 
    • Correção unificada e relatórios comparativos; 
    • Recursos de acessibilidade para atender diferentes perfis de estudantes; 
    • Adaptação conforme a infraestrutura disponível em cada IES. 

    Com uma solução integrada, as avaliações se tornam mais acessíveis e democráticas. Alunos com necessidades específicas ou que enfrentam dificuldades tecnológicas não ficam de fora do processo. 

     

    A ferramenta também gera insights sobre métricas de desempenho que ajudam a aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Ao mesmo tempo, as IES reduzem custos com impressão, transporte e armazenamento, e ganham eficiência na gestão acadêmica. 


    A seguir, falaremos como a Plataforma de Avaliações auxilia no processo de gestão, criação e distribuição das provas. 


    Gestão da prova: a importância do calendário de atividades 

     

    Na Plataforma de Avaliações, a gestão da prova é feita principalmente por meio do calendário de atividades. Esse recurso pode ser usado desde o período de agendamento, no qual o aluno irá selecionar a data para realização de sua prova na IES, seja ela online ou impressa.

    Outras atividades que são cadastradas e geridas dentro do sistema se referem aos períodos de realização de provas, solicitação e julgamento de recursos e disponibilização de resultados. Além disso, é dentro do calendário que são definidas as turmas/disciplinas que irão realizar a prova. Tudo isso fica a critério da instituição e é gerido de forma visual pelos coordenadores institucionais cadastrados. 

     

    Com o calendário definido e criado no sistema, é hora de gerar as provas. No caso de uma avaliação online, na data e hora configuradas no calendário, as provas serão disponibilizadas para que os alunos possam realizá-las. 

     

    Se for um exame com ambiente controlado, os alunos só conseguirão acessá-lo nos laboratórios da IES. Já em uma avaliação impressa, o sistema gera os PDFs dos documentos para que o usuário consiga baixá-los de forma organizada por professor, por polo, por sala etc. 

     

    Falando de resultados: no online, se a prova tiver apenas questões objetivas, assim que o aluno concluir a avaliação, o sistema faz a correção automática e atribui a nota. No caso da prova impressa, o sistema aguarda o upload dos cartões para fazer a leitura e disponibilizar os resultados.

    Logística de distribuição 

     

    Um dos principais desafios das IES que aderem a múltiplos formatos avaliativos é não comprometer a logística de distribuição. Para tanto, a melhor prática é mapear previamente a capacidade de salas ou laboratórios e definir quem fará a prova online e a impressa. 

     

    Essa organização é fundamental para evitar problemas que, na hora, serão difíceis de resolver, como um número de alunos superior ao que o espaço pode comportar. Ter mapeadas as turmas/disciplinas facilita a configuração das provas no sistema e minimiza a possibilidade de erros durante o processo de aplicação. 


    Falando especificamente das provas impressas, caso o processo seja realizado pela própria IES, é necessário considerar tanto a quantidade de arquivos quanto o tempo demandado para a impressão e distribuição dos documentos. Dessa maneira, a instituição mantém maior controle sobre o tempo e a logística envolvidos. 


    Caso as provas sejam impressas por uma gráfica, é preciso estabelecer o prazo de impressão e distribuição de comum acordo com seu fornecedor, para que não ocorram problemas de logística nesta etapa do processo. 

     

     

    Como a Plataforma de Avaliações facilita a gestão das avaliações em múltiplos polos 

     

    Na Plataforma de Avaliações, a gestão das avaliações para IES com múltiplos polos é facilitada pelo que chamamos de Mapa de Capacidades. Nele, estão listados os campi, os blocos, as salas e laboratórios da universidade. 

     

    A instituição indica se o espaço é reservado para uma prova impressa, online ou ambas, bem como a quantidade de vagas. No cadastro da avaliação no calendário, são selecionados os locais disponíveis para a prova que está sendo configurada.

    Depois de selecionadas as turmas e os locais, a plataforma oferece o recurso de ensalamento dos alunos. É nesse momento que a IES informa onde determinada turma ou curso fará a avaliação. Após a geração da prova, os documentos a serem impressos ficam organizados de acordo com o Mapa de Capacidade (polo, bloco, salas, professores etc.).

    Avaliações mais inclusivas: tecnologia a favor da equidade 


    Mais do que facilitar a aplicação e a distribuição das provas, uma plataforma de gestão do processo avaliativo precisa garantir que todos os estudantes tenham as mesmas condições de mostrar o que sabem — independentemente de suas necessidades específicas. Por isso, os recursos de acessibilidade são um dos pilares mais importantes na construção de uma experiência avaliativa justa e inclusiva. 


    A Plataforma de Avaliações oferece soluções acessíveis tanto para provas impressas quanto digitais.Os recursos podem ser ativados durante a realização da prova. 


    No modelo físico, é possível configurar versões com fonte ampliada e espaçamento ajustado, facilitando a leitura para estudantes com baixa visão ou dificuldades de foco visual. 


    Já nas provas online, os alunos podem utilizar ferramentas como: 


    • Ledores de texto, que fazem a leitura em voz alta das questões; 
    • Intérprete de Libras, para estudantes surdos que usam a Língua Brasileira de Sinais; 
    • Fonte aumentada, ajustável conforme a preferência do aluno; 
    • Alto contraste, para maior visibilidade dos elementos na tela. 


    Tudo isso pode ser feito em tempo real, com autonomia por parte do estudante — sem depender da intervenção de professores ou suporte técnico. O resultado é uma avaliação mais democrática, que respeita a diversidade de perfis e promove a inclusão como parte da experiência educacional, e não como exceção. 


    O futuro das avaliações no ensino superior 


    A educação caminha para o modelo híbrido. Especialmente em um país tão diverso quanto o Brasil, a combinação entre presencial e digital tende a se tornar cada vez mais comum. 

    Ao equilibrar tradição e inovação, as IES conseguem atender às novas demandas acadêmicas e dar uma resposta concreta às múltiplas realidades do ensino superior. Nesse sentido, a integração de formatos é uma excelente forma de trazer equidade para o processo avaliativo. 


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    Por Redação

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