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Confirmando a tendência dos últimos anos, o número de ingressantes na educação a distância (EaD) cresceu em 2022. Dos 4,7 milhões de estudantes que iniciaram a graduação no ano passado, mais de 3,1 milhões se matricularam em um curso EaD. Ou seja, a modalidade já recebe dois a cada três estudantes que ingressam nas instituições de ensino superior (IES).
Desde a primeira vez que o EaD superou o presencial em número de ingressantes , os números não caíram. Em 2020, primeiro ano da pandemia, eles representavam 53% do total. Em 2022, essa proporção subiu para 65%.
Essa e outras informações relevantes fazem parte do Censo da Educação Superior 2022, divulgado no início de outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC).
O Desafios da Educação mostra, a seguir, os destaques do principal levantamento sobre o ensino superior do País. Confira!
Apresentação dos resultados do Censo da Educação Superior 2022. Crédito: Antônio Cruz/Agência Brasil
O ritmo de criação de novos cursos EaD aumentou a partir de 2018. Esse aceleramento foi impulsionado pela edição de um decreto do então presidente Michel Temer, que flexibilizou a abertura de polos da modalidade no País. Desde então, houve um crescimento de 189,1% na oferta desse tipo de curso.
De acordo com o Censo do Educação Superior, a matrícula na modalidade a distância esteve presente em 3.219 municípios brasileiros em 2022. E das 22 milhões de vagas oferecidas para o ingresso no ensino superior, 75% foram EaD. Essa prevalência foi notada em licenciaturas e cursos tecnológicos. Apenas os bacharelados tiveram maioria de vagas presenciais.
Um fato que chama atenção é que o número de ingressantes em cursos presenciais voltou a subir. A modalidade, que sofria queda desde 2014 e registrou o menor índice dos últimos dez anos em 2021 — 1.656.172 alunos ingressos — teve um aumento de 12,9% em relação ao último levantamento.
Número de ingressantes. Fonte: MEC.
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Aproximadamente 96% das vagas no ensino superior são em instituições particulares. Em contrapartida, na rede pública, 25% das vagas não estão ocupadas.
Mesmo assim, as universidades federais aumentaram o número de matrículas em 23,7% nos últimos 10 anos. No mesmo período, a rede estadual cresceu 4,8% e a municipal teve uma redução de 58,7%. Em 2022, no entanto, houve queda de 1,9% de matrículas nas federais e aumento nas estaduais (3,4%) e municipais (3,3%).
Ao todo, são 2.595 IES atuantes no Brasil. Desse total, 1.449 são particulares com fins lucrativos, 834 sem fins lucrativos, 133 públicas estaduais, 120 federais e 59 municipais.
As IES privadas têm uma participação de 78% do sistema de educação superior. Isso significa 7,3 milhões de alunos e um aumento de 6,6% em 2022.
Número de IES atuantes no Brasil. Fonte: MEC
Em 2022, foram registrados 1.669.911 mil alunos em cursos de licenciatura. Desses, 81% foram na educação a distância. Nas instituições privadas, 93,7% dos egressos desse tipo de graduação foram no formato EaD, enquanto na rede pública são 22,2%.
Para o ministro da Educação, Camilo Santana, diante desse crescimento, é preciso ter atenção com a qualidade dos cursos de licenciatura na modalidade. “Para nós, a formação do professor é fundamental para garantir a qualidade da aprendizagem das crianças e jovens da educação básica”, disse no evento de lançamento do Censo.
Fonte: MEC
Entre os cursos de licenciatura, o de Pedagogia abarca quase a metade dos alunos matriculados (49,2%) ou pouco mais de 821 mil alunos matriculados.
O Censo do Educação Superior 2022 também elenca os maiores cursos de graduação do País em número de matriculados. Confira:
Em 2022, a média de concludentes do ensino médio inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi de 48,4%. O Ceará teve a maior proporção, com 83,1%. Goiás (77,1%) e Espírito Santo (66%) fecham o top 3 das unidades da federação com mais adesão ao maior vestibular do País.
Porcentagem de concludentes do ensino médio inscritos no Enem. Fonte: MEC
Realizado anualmente, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de ensino que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
O levantamento utiliza as informações do cadastro do Sistema e-MEC, em que são mantidos os registros de todas as instituições, seus cursos e locais de oferta.
A partir desses registros, são coletadas informações sobre infraestrutura das instituições de educação superior, vagas oferecidas, candidatos, matrículas, ingressantes, concluintes e docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.
O objetivo da pesquisa é oferecer informações estatísticas confiáveis, que permitam conhecer e acompanhar o sistema brasileiro de educação superior. O levantamento também fornece ao MEC informações estatísticas para as atividades de acompanhamento e avaliação, programas de expansão e de melhoria da qualidade desse nível de ensino.
O Censo disponibiliza dados para o cálculo de indicadores que fundamentem a formulação e a implementação de políticas públicas. O que contribui para o trabalho dos gestores das instituições de ensino, pesquisadores, especialistas e estudantes.
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Por Redação
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