Como migrar avaliações físicas para o virtual de forma simples e eficiente

Redação • 31 de janeiro de 2025

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    A migração do processo avaliativo para o ambiente virtual mudou a dinâmica do ensino superior, proporcionando novas experiências de aprendizagem. Porém, como toda inovação, ela é acompanhada de uma série de questionamentos. 


    Uma avaliação online é tão eficaz quanto uma prova presencial? Há garantias de que o processo oferece segurança e acessibilidade? Como assegurar a melhor experiência para os estudantes? E qual o papel de gestores e educadores nesse processo? 


    Com o auxílio do coordenador de negócios na Plataforma A, Diego Luís Weiland, o portal Desafios da Educação  responde a essas e outras dúvidas — e mostra como migrar as avaliações presenciais para as plataformas de aprendizagem online de forma simples e eficiente. 


     

    Desafios da migração: quais são e como superá-los 

     

    O processo de migração das avaliações do papel para o digital exige atenção a diversos fatores. Especialmente porque se trata de uma mudança drástica, tanto para as IES quanto para os alunos

     

    “Provas são momentos de alta tensão para os estudantes, e pequenos problemas podem gerar grandes impactos”, afirma Weiland. 

     

    A seguir, o especialista fala sobre que medidas devem ser tomadas para superar os desafios que podem surgir durante esse processo. 

     

    Primeiro passo: planeje bem 

    Garantir uma transição suave requer, em primeiro lugar, planejamento. Weiland recomenda que as IES adotem as seguintes estratégias: 

     

    • Nomear um líder institucional para acompanhar o projeto e garantir seu andamento eficiente; 
    • Elaborar um cronograma claro, que inclua etapas de validação e testes rigorosos; 
    • Priorizar treinamentos com as equipes, capacitando-as para lidar com o novo formato; 
    • Escolher fornecedores experientes para orientar sobre as melhores práticas para o caso específico da sua instituição. 

     

    Comunique-se com seu público-alvo 


    É comum haver resistência no uso de novas ferramentas digitais. Uma das formas de superar essa barreira é adotar uma estratégia de comunicação clara.  


    A instituição deve divulgar amplamente as vantagens da mudança para o público-alvo, mostrando como ela agrega valor. “Isso promove engajamento e o sentimento de pertencimento entre os públicos impactados”, observa o coordenador.

     

    Faça a transição em polos ou unidades 

     

    É recomendável adotar um sistema de agendamento para provas digitais nos polos ou unidades da IES e treinar suas equipes. Essa medida garante uma melhor utilização dos recursos tecnológicos, controle mais eficiente de presença, organização da infraestrutura e redução de conflitos logísticos. 

     

    Assegure-se de que estrutura tecnológica dá conta 

     

    Às vezes o problema surge de onde menos se espera. Por isso, é preciso que a IES fique atenta a detalhes que, à primeira vista, podem parecer óbvios. Por exemplo: os equipamentos institucionais são adequados para o novo formato? A velocidade da internet aguenta a demanda? 

     

    No caso de provas monitoradas, a dica é utilizar um bom sistema de proctoring  para garantir a segurança e a integridade do processo. 

     

     

    Escolha uma plataforma adequada 

     

    É fundamental escolher um sistema que atenda às demandas da sua estrutura acadêmica e que esteja alinhado à visão de longo prazo da instituição. De nada adianta optar por uma alternativa “baratinha” se ela não prometer o que cumpre. 

     

     “A plataforma deve ser integrável a outros sistemas institucionais, de fácil operação e capaz de gerar relatórios detalhados para apoiar a tomada de decisão”, ressalta Weiland. 

     

    Segurança e a confiabilidade das avaliações virtuais 

     

    É inegável que uma das principais preocupações relativas às provas online tem a ver com a segurança, tanto pela exposição dos dados quanto pela integridade dos resultados. Por isso, as plataformas digitais precisam incorporar medidas rigorosas para garantir que as avaliações sejam justas e transparentes. 

     

    “Quando observamos a evolução de ferramentas de busca, e ainda mais com o uso da inteligência artificial (IA), cria-se um desafio para as instituições e para as ferramentas de avaliação no que diz respeito a tentativas de fraudes”, diz Weiland. 

     

    Nesse sentido, ele não acredita em uma "solução única", mas em várias opções para fortalecer a qualidade e a confiabilidade das avaliações. São elas: 

     

    • Provas no polo/unidade utilizando navegadores seguros - “Identifique uma ferramenta que permita acessar as avaliações apenas dos locais definidos por aplicativos específicos, impedindo o acesso fora deles”, sugere Weiland. 
    • Provas com proctoring - “Utilize ferramentas de monitoramento em aplicações fora do domínio da instituição.” 
    • Plataforma de avaliações robusta - “Ela precisa contar com altos níveis de testes e de escalabilidade para garantir altos volumes de usuários simultâneos e acessando avaliações no mesmo momento”, alerta o especialista. “Uma plataforma lenta desestimula o estudante e tende a passar menos credibilidade ao ser acessada.”

     

    Benefícios para professores e gestores   


    O processo avaliativo online proporciona diversas vantagens para as IES. Uma delas é a redução do tempo dedicado à correção das provas. 


    No modelo tradicional, esse é um processo demorado e, muitas vezes, subjetivo. Com uma plataforma de avaliação, a correção fica mais ágil e eficiente, permitindo que os gestores recebam resultados instantâneos. 

    A digitalização também possibilita entender melhor o desempenho do aluno. Ferramentas de análise de dados integradas fornecem relatórios detalhados sobre áreas específicas em que os estudantes têm mais dificuldade. 


    A seguir, Weiland elenca os principais benefícios das avaliações no no ambiente virtual para professores e gestores educacionais. 

     

     

    Centralização e agilidade 

     

    É possível acessar rapidamente dados como adesão às provas, desempenho dos estudantes e classificação por curso, nível e polo, entre outros aspectos. “A geração centralizada das avaliações torna o processo mais linear e imune a modificações que não atendem aos requisitos da instituição”, argumenta Weiland. 

     

    Dados ajudam nas tomadas de decisão 

     

    A análise estruturada dos resultados ajuda a IES a identificar ajustes necessários dentro da sala de aula. Dessa forma, os educadores conseguem adaptar suas abordagens pedagógicas de forma mais direcionada, promovendo uma evolução constante e objetiva no aprendizado dos estudantes 

     

    Redução de custos 

     

    A conta é simples: quanto menos papel, menos impressões. A economia de recursos financeiros é significativa, além de contribuir para a preservação do meio ambiente. 

     

    Simplificação logística 

     

    Provas físicas demandam maior antecedência para planejamento, impressão, correção e leitura de cartões. Como as provas digitais eliminam grande parte dessas etapas, proporcionam um considerável ganho operacional. 

     

    Otimização de espaço 

     

    Provas online podem ser armazenadas por tempo indeterminado sem a necessidade de espaços físicos.Isso traz mais praticidade e eficiência no gerenciamento dos arquivos. 

     

    Como a adoção de avaliações virtuais impacta a experiência do aluno

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    Por Redação

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