TI: quais são os cursos da área disponíveis no Brasil

Otávio Rosso • 9 de maio de 2023

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    O relatório “Jobs of Tomorrow: Mapping Opportunity in the New Economy”, feito pelo New Metrics CoLab e divulgado em 2020 no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, elencou as carreiras consideradas promissoras para os próximos anos.

    Entre elas, destacam-se profissões relacionadas a inteligência artificial, computação em nuvem e outras atividades ligadas à área de Tecnologia da Informação (TI).

    Os números mostram que essa tendência já é uma realidade no mercado de trabalho – inclusive no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), existem mais de 2 milhões de profissionais atuando no macrossetor de TI atualmente.

    Mesmo assim, a demanda por pessoas com essa formação ainda é alta, o que levou ao aumento na oferta de graduações voltadas para a área nas universidades.

    Conheça algumas das opções de curso para quem deseja ingressar nesse mercado.

    Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

    Postos de trabalho na área de TI aumentam a cada dia.  Crédito: RovenaRosa / AgenciaBrasil.

    Engenharia de Software

    A Engenharia de Software é um dos campos mais importantes da indústria tecnológica mundial. Ao longo dessa graduação, o estudante aprende a desenvolver um software do início ao fim.

    O processo exige habilidades como entender as necessidades de clientes, criação de projetos, programação e validação desses sistemas.

    Um engenheiro de software pode atuar em diferentes segmentos. Alguns exemplos são o desenvolvimento de sistemas operacionais e aplicativos, gerenciamento de projetos, definição da arquitetura de produtos e a realização de testes funcionais.

    Ciência da Computação

    A Ciência da Computação é mais uma graduação que envolve o conceito de programação e trabalha aspectos semelhantes ao curso de Engenharia de Software. No entanto, o foco aqui está no estudo do funcionamento dos computadores, trazendo uma perspectiva teórica e matemática.

    Essa graduação busca formar profissionais capacitados para trabalhar com sistemas computacionais e resolver seus problemas. Além de trabalhar como programador ou desenvolvedor, o cientista da computação pode atuar na análise de sistemas e na gerência de TI.

    Engenharia da Computação

    Nessa graduação, o aluno precisa obter conhecimento sobre softwares e hardwares, ou seja, a parte de programação e seus elementos físicos, como a arquitetura de computadores.

    Por trabalhar esses dois aspectos ao longo da graduação, o engenheiro da computação pode exercer atividades que envolvam conhecimentos de software e hardware, como sistemas embarcados e sistemas de automação.

    Ciência de Dados e Inteligência Artificial

    Essa graduação reúne dois dos assuntos mais comentados do momento. De um lado, a ciência de dados, um fator essencial em um mundo que tentar lidar com os efeitos da desinformação; de outro, a inteligência artificial (IA), que dominou a pauta no início deste ano por apresentar grandes avanços com o surgimento do ChatGPT e outros recursos semelhantes.

    O profissional formado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial pode atuar no gerenciamento de base de dados, construção de sistemas inteligentes e várias outras funções relacionadas com big data e IA.

    Sistemas de Informação

    A graduação em Sistemas da Informação combina diferentes características, não só da área de TI, mas também dos negócios. O curso trabalha as tecnologias computacionais, gestão e administração de empresas e o uso de sistemas de informação na rotina de uma organização.

    A formação em Sistemas de Informação oferece um olhar mais empreendedor para a área de Tecnologia, sendo responsável pela otimização de produtos e serviços das organizações.

    Jogos Digitais

    A graduação em Jogos Digitais oferece conhecimentos para a produção de ambientes tridimensionais, representações gráficas e animações, além de abordar aspectos como a interatividade em ambientes de rede.

    Mas a indústria dos videogames não é a única área de atuação possível para profissionais com essa formação. É possível trabalhar em diferentes projetos que envolvam a criação de ambientes tridimensionais, como os de realidade virtual. Também é possível utilizar esses conhecimentos na área de educação, na qual a gamificação é uma grande tendência.

    Engenharia de Telecomunicações

    A graduação em Engenharia de Telecomunicações forma profissionais aptos a implantar e fazer a manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações. Isso inclui satélites, telefonia móvel, criptografia, internet, antenas, circuitos eletrônicos para transmissão e recepção de sinais, entre outras tecnologias.

    Disponível no Brasil desde a década de 1960, é um dos cursos mais antigos da área. Além de atuar na indústria de telefonia, fibra ótica e TI, os engenheiros de telecomunicações encontram um amplo mercado em órgãos reguladores e empresas de pesquisa tecnológica.


    Leia mais:

    Por Otávio Rosso

    Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    imagem

    Conteúdo Relacionado

    Share by: