O que é diferenciação pedagógica e como aplicá-la em sala de aula

Otávio Rosso • 1 de março de 2023

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    Um dos principais desafios enfrentados pelos docentes ao longo de sua carreira profissional é garantir que todos os alunos tenham pleno acesso ao aprendizado. Afinal, cada um tem suas particularidades, o que torna a sala de aula um dos ambientes mais plurais que iremos frequentar ao longo da vida.

    Partindo dessa premissa, o livro “Diferenciação pedagógica na prática: rotinas para engajar todos os alunos” busca discutir como tornar o processo de aprendizagem mais eficiente para todos os envolvidos. Publicada recentemente pela editora Penso, a obra traz os conhecimentos científicos e práticos das autoras Rhonda Bondie e Akane Zusho para discutir a diferenciação pedagógica e sua aplicação.

    Bondie é uma professora com mais de duas décadas de experiência em escolas públicas urbanas nos Estados Unidos. Já Zusho é uma renomada pesquisadora com especialidade nas aplicações da psicologia no ensino. Elas observaram salas de aula em sete países para tentar entender como a diferenciação pedagógica pode suprir as diferentes necessidades de cada estudante.

    Compreender e respeitar a forma como cada estudante aprende é fundamental para o sucesso do processo instrucional. Crédito: Yan Krukau /Pexels.

    Entendendo o conceito

    De acordo com as autoras, a definição mais conhecida de diferenciação pedagógica foi feita por Carol Tomlinson (1999, p.15).: “…a resposta de um professor às necessidades de um aluno orientada por princípios gerais de diferenciação, tais como tarefas respeitosas, agrupamento flexível e avaliação e ajuste contínuos. Os professores podem diferenciar conteúdos, processos e produtos de acordo com a facilidade, os interesses e o perfil de cada aluno”.

    No entanto, o conceito dessa abordagem pode ser bem mais amplo. Bondie e Zusho colocam que há múltiplas possibilidades de respostas às diferentes necessidades dos alunos. Nesse sentido, propõem o desenvolvimento de rotinas de sala de aula para que os professores detectem eventuais problemas e uma estrutura para orientar tomadas de decisões.

    A diferenciação pedagógica se apresenta como uma estratégia viável para atender às diferentes necessidades dos estudantes, sem precisar criar planejamentos e atividades específicas para cada um deles. A diferenciação do ensino envolve a tomada de decisão contínua dos professores, que observam e escutam a diversidade acadêmica da sala e, a partir dela, ajustam o ensino para que ele seja mais efetivo e eficaz a todos os alunos da turma.

    Aplicando a diferenciação pedagógica na rotina escolar

    O livro funciona como uma espécie de passo a passo para guiar a implementação da diferenciação pedagógica no modelo All Learners Learning Every Day (ALL-ED). Cada um de seus nove capítulos mostra rotinas de ensino que podem ser divididas em três categorias diferentes:

    • Planeje: rotinas utilizadas para planejar o ensino a alunos diversos;
    • Ensine: rotinas de aprendizagem individual e em grupo utilizadas durante as aulas;
    • Ajuste: hábitos dos professores para promover e praticar o pensamento ágil pedagógico requerido para adequar melhor o ensino às necessidades dos estudantes.

    A forma como as autoras mesclam seus conhecimentos científicos com a prática na sala de aula é um dos pontos que mais chamam atenção na obra. Em cada etapa, Rhonda e Akane trazem situações reais que ocorreram ao longo de suas trajetórias para exemplificar como a diferenciação pedagógica torna a rotina escolar prática e eficaz.

    O livro também traz diferentes ferramentas, como planos de aulas com orientações claras e objetivas que irão guiar o professor na implementação dessa abordagem.

    Diferenciação pedagógica e a desigualdade

    A desigualdade é um dos principais problemas históricos no Brasil, e tem consequências diretas na educação. O debate em torno dessa temática está em evidência como forma de combater impactos que a pandemia gerou nas escolas brasileiras. O período de isolamento acentuou as discrepâncias históricas no nosso ensino.

    É por isso que ações educacionais práticas que visem à igualdade de oportunidades são sempre bem-vindas. “Diferenciação pedagógica na prática: rotinas para engajar todos os alunos” nos mostra que essa abordagem pode ser uma das alternativas para promover um ambiente escolar que permita a aprendizagem dos mais diferentes perfis de alunos.

    Além disso, a obra oferece um grande repertório para docentes que querem tornar suas aulas mais engajadoras e acessíveis. Com uma abordagem de fácil entendimento, o livro pode ser uma ferramenta de transformação da rotina em sala de aula.

    Quer saber mais sobre esse tema? Não perca o webinar “Como as rotinas de sala de aula podem aumentar o engajamento dos alunos”, que será realizado nesta quinta-feira (2), às 19h.

    O evento será totalmente online e gratuito e contará com a participação das duas autoras da obra. Quem se inscrever também ganhará um cupom de desconto exclusivo para a aquisição do livro. Não perca!


    Leia mais:

    Por Otávio Rosso

    Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    imagem

    Conteúdo Relacionado

    Share by: