Censo da Educação Superior: EAD atrai mais alunos do que modalidade presencial

Redação • 24 de outubro de 2020

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    O Censo da Educação Superior de 2019, divulgado em 23 de outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aponta que quatro a cada dez calouros no ensino superior optaram por se matricular em cursos de graduação a distância. O levantamento mostra que a educação a distância (EaD) tem ganhado cada vez mais espaço na educação superior, enquanto o ensino presencial tem reduzido as matrículas ano a ano.

    Em 2009, as matrículas dos calouros em EaD representavam 16,1% do total. Em 2018, quase dez anos depois, representavam 39,8% do total de estudantes que ingressaram nas instituições de ensino superior (IES). No ano seguinte, 2019, eram 43,8%. O volume equivale a cerca de 1,6 milhão do total de 3,6 milhões de novos estudantes.

    Considerando apenas a rede privada , onde estão matriculados 76% do total de estudantes do ensino superior, a opção pela EaD foi ainda maior entre os calouros, chegando a pouco mais da metade dos alunos, 50,8%.

    Já o e nsino presencial teve redução. Passou de 60,1% das matrículas dos calouros em 2018 para 56,2%, em 2019. Em 2020, com a pandemia do novo coronavírus (covid-19), o número de ingressantes em EaD deve aumentar ainda mais, de acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

    Os dados de 2020 serão divulgados em 2021. “Eu acho que a pandemia vai acelerar essa tendência de migração para o ensino a distância ou ensino híbrido [com aulas presenciais e remotas]. Isso serve também como um ponto de alerta, como um ponto de observação, para o Ministério da Educação como um órgão regulador”, disse.

    Matrículas

    Segundo o censo, o número total de estudantes matriculados no ensino superior no Brasil segue aumentando. Ao todo, são 8,6 milhões de alunos. Em 2018, eram 8,4 milhões. A maior parte, 6,5 milhões, o equivalente a 76%, está matriculada em instituições privadas.

    Considerando todas as matrículas, não apenas os calouros, a EaD, com 2,4 milhões de estudantes, representa 28,4% do ensino superior no Brasil. Já a educação presencial, 71,6%, com 6,2 milhões.

    Com informações da Agência Brasil.

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado